Aproximadamente 180 pessoas participam do 5º Fórum Municipal de Segurança Pública de Blumenau

Aproximadamente 180 pessoas, juntamente com os organizadores, participaram do 5º Fórum Municipal de Segurança Pública de Blumenau (FMSP), evento do qual a Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara de Vereadores foi parceira. O fórum foi realizado, na noite desta quinta-feira (31), pela Comissão Permanente de Organização e Apoio ao Fórum Municipal de Segurança Pública (FMSP), na Escola Técnica do SUS.

O fórum iniciou com a palestra de tema central “Omissão familiar, impacto da violência e drogas, resgatando valores”, ministrada pela juíza de Direito titular da 1ª Vara Cível de Blumenau e juíza eleitoral da 3ª Zona Eleitoral de Blumenau, Quitéria Tamanini Vieira Péres. Logo após, a organização dividiu os participantes em sub-grupos com temas específicos ligados ao assunto principal para a discussão e os devidos encaminhamentos. Os participantes foram orientados por mediadores.

O primeiro sub-grupo teve como tema Resgate de Valores Familiares, sob orientação da psicóloga e coordenadora da Central de Penas e Medidas Alternativas da comarca de Blumenau, Juciane Andreia Boldt Nunes e da professora universitária e vice-presidente do Grupo de Estudos e Apoio a Adoção da Comarca de Blumenau, Iara Regina dos Santos Parisoto.

Rede de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade familiar foi o assunto do segundo sub-grupo. Os mediadores foram o pedagogo e especialista em dependência química e comunidade terapêutica, Marciano Tribess e o assistente social que trabalha junto à Diretoria de Proteção Básica da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Tiago Vírgilo Kruger.

O terceiro sub-grupo teve como tema o resgate familiar frente ao Estatuto da Criança e do Adolescente. As mediadoras foram a pedagoga Anelize Termann Schlosser e Leize Fraga Moritz, que está cursando Serviço Social e Letras.

Ao fim, os sub-grupos fizeram a apresentação das propostas ao grande grupo e elaboraram relatórios, que serão copilados pela equipe da Escola do Legislativo Fritz Müller.

O grupo, criado por um decreto pela prefeitura de Blumenau em 2013, é composto atualmente por 41 entidades, dentre elas, os sete Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Samu, Polícia Civil, Polícia Militar Rodoviária, Acib, OAB, entre outros. Essas entidades reúnem-se mensalmente, com o objetivo de discutir problemas e propor soluções na área de segurança pública. Este grupo também realiza, anualmente, um ou mais fóruns com o intuito de ouvir a comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Fotos: Escola do Legislativo Fritz Müller | CMB