Atitudes que parecem simples, mas geram multas

Dirigir com fone de ouvido pode até parecer uma atitude inocente ou uma forma de burlar a proibição da combinação “celular + volante”. Mas, seja para atender uma ligação ou ouvir música, o uso do acessório também é considerado infração pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pessoal.

Apesar da importância, muitas pessoas não conhecem a fundo o conteúdo do Código e acabam cometendo algumas infrações por simples desconhecimento das normas. Só que alegar que não conhece a proibição não livra ninguém da multa.

Além disso, ser prudente no trânsito é uma questão, principalmente, de segurança. No caso dos fones de ouvido, por exemplo, eles podem distrair o motorista dos estímulos externos, tirando sua atenção dos sons ambientes e provocando um acidente. Já pensou?

No município do Rio de Janeiro, por exemplo, entre as infrações mais recorrentes estão transitar com a velocidade acima da permitida na via e o avanço de sinal. Segundo a Guarda Municipal, multas relacionadas com a postura irregular do motorista já representam 0,77% do total cometido pelos motoristas no trânsito da cidade. Para se ter ideia, somente em 2017, foram 17.893 pessoas multadas por uso de fones de ouvido, de sapatos inadequados, dirigir com o braço para fora do veículo e com apenas uma mão no volante. Bastante coisa, não é? :O

Conheça o CTB e evite infrações

Dirigir muito abaixo do limite estabelecido na rodovia também é uma infração. Por exemplo, se a velocidade da pista for 80km/h, o condutor não pode seguir a menos de 40km/h. A condução em ponto morto, também conhecida como “dirigir na banguela”, é uma outra modalidade de infração. A atitude pode causar um superaquecimento dos freios e prejudicar a capacidade de controlar o carro nas curvas.

É preciso estar atento, ainda, a determinações recentes: uma delas é o uso do farol baixo em rodovias mesmo durante o dia em veículos de passeio, que foi incluída no CTB no ano passado.

Mas ainda existem outras infrações que podem render punições graves, pessoal! Colocar o som muito alto no veículo, dar ré em situações desnecessárias e fazer uso dos faróis de neblina em situações dispensáveis são alguns exemplos. A multa pode chegar a R$ 195,23 e punição de menos 5 pontos na carteira de habilitação. :O

Agora que você já está por dentro de algumas das infrações previstas pelo CTB, fique atento para não cometê-las. Dirija sempre com prudência e responsabilidade e, além de evitar multas, você ajuda a construir um trânsito melhor.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito | Equipe DPVAT