Ausência de sinistros no seguro automotivo pode render economia de até 10% na renovação da apólice

Ser prudente no trânsito é lucrativo. E essa regra não é válida apenas a quem trabalha com aplicativos de transporte e tem a sua demanda potencializada pela avaliação que os passageiros fazem das corridas. Ao dirigir com prudência e não se envolver em sinistros, o segurado ganha bônus, que na HDI Seguros, quinta maior seguradora automotiva do mercado brasileiro, pode significar um desconto de até 10% na renovação da apólice.

O incentivo financeiro é direcionado ao motorista, portanto, o benefício depende exclusivamente dele para ser concedido, sendo individualizado por veículo. “Pode acontecer de uma família ter dois carros, cada um com seu próprio seguro, mas ambos estarem no nome de um só motorista. Se um sofrer sinistro e o outro não, o beneficiado será a mesma pessoa, mas será válido para somente um dos contratos”, explica Fábio Leme, Vice-Presidente Técnico da HDI Seguros.

Segundo ele, de janeiro até agora, a HDI concedeu cerca de R$ 250 milhões em bônus, inclusive para segurados que passaram ilesos de sinistros em outras companhias. “Um aspecto interessante do bônus é a sua flexibilidade: o direito pertence ao motorista, não à seguradora. Ele tem plena autonomia para aderir ao seguro que considerar mais vantajoso e levar consigo o bônus”, enaltece o executivo.

Leme pondera, entretanto, que por mais simples que possa ser um sinistro, é recomendado ao segurado sempre informar à seguradora do ocorrido. “No fim das contas, é uma economia pouco inteligente omitir um sinistro para manter o bônus, pois o veículo, em si, é o bem mais valioso nessa equação”, defende o VP Técnico da HDI Seguros. “Deixar de comunicar uma ocorrência significa não resolver o problema e, no longo prazo, o mercado vai perceber”, avisa.

Ele reforça que o mercado de seguro automotivo brasileiro atingiu uma maturidade expressiva, e hoje a expertise do ecossistema segurador para detectar imperfeições mal resolvidas de casco, e até mecânicas, é significativa. “Recomendamos sempre a comunicação do sinistro, até por conta da robustez da tecnologia que se tem à disposição para avaliar os veículos. Na HDI, já estamos até testando soluções baseadas em reconhecimento facial, que aplicadas às superfícies dos carros, nos mostram a real situação de pequenos amassados ou reparos improvisados”, afirma Fábio Leme.

A frota segurada pela HDI Seguros registrou crescimento de 3,5% no ramo automotivo até agosto de 2019, o dado mais recente disponível. A companhia projeta fechar o ano com 8,9% do market share.

Sobre a HDI Seguros

A HDI trabalha para ser uma empresa humana, digital e inovadora. São mais de 1,2 mil colaboradores cuidando de 2,5 milhões de segurados nos ramos de automóveis e residências, principalmente, o que a torna a 5ª maior seguradora Auto e 6ª maior em residência, com base nos dados de mercado sobre prêmios diretos emitidos em 2018, consolidados por grupo segurador. A HDI conta com 49 filiais, 18 escritórios e 46 unidades de atendimento a sinistro, os HDI Bate-Prontos.

Fonte: Ketchum