Banco Central vê retorno das taxas de juros a níveis anteriores à crise financeira

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, constatou que as taxas de juros cobradas nos financiamentos começam a retornar aos níveis anteriores à crise financeira internacional, que levou à redução do crédito ofertado no mercado, a partir de setembro. “Tivemos uma redução pronunciada na taxa de juros, principalmente para as famílias, como cheque especial, o crédito pessoal, que são modalidades recuaram bastante, quase que para patamares anteriores à crise. No caso das pessoas jurídicas, houve recuo das taxas, mas não de forma tão pronunciada”, afirmou Lopes. No caso do cheque especial, por exemplo, a taxa chegou a 166,7% ao ano, a menor desde agosto de 2008 (166,4% ano ano). “Não que esteja baixa (a taxa do cheque especial). Estava muito elevada antes da crise”, afirmou Lopes. A taxa média de juros caiu 1,1 ponto percentual de janeiro para fevereiro, com taxa anual de 41,3%. No caso das pessoas físicas, a taxa passou de 55,1% para 52,7% ao ano. Os juros anuais cobrados pelo crédito pessoal, que inclui operações consignadas em folha de pagamento, passou de 56,5% para 54,5%. Para as empresas (pessoas jurídicas), a redução foi de 31% para 30,8% ao ano. Nos dados preliminares deste mês, até o dia 16, a taxa média anual de juros recuou 1,3 ponto percentual e chegou a 40%. Para as pessoas físicas (famílias), o recuo foi de 1,1 (51,5% ao ano) e para as empresas, de 1,6% (29,2% ao ano). As informações são da Agência Brasil. Fonte: Fenaseg