Blumenau soma 1.017 multas por uso do celular ao volante

Basta a velocidade diminuir (ou não) para a mão do motorista imediatamente buscar o celular, fazer ou atender uma ligação, conferir o WhatsApp, ver fotos no Instagram e até mesmo visualizar as atualizações do Facebook. Se você faz isso ou se depara com cenas assim constantemente, saiba que além de multa – que vai ficar mais pesada a partir de novembro – o uso do aparelho no trânsito representa uma ameaça à segurança, pois causa distração visual, manual e cognitiva. Uma olhadela nos smartphones pode causar acidentes e ser fatal.

Na quarta-feira da semana passada, o Santa flagrou 10 motoristas usando o aparelho móvel no Centro de Blumenau em menos de uma hora. Aliás, é comum ver condutores com o aparelho em mãos no trânsito blumenauense. Até março deste ano, 1.017 motoristas foram multados pelo Seterb cometendo a infração que hoje custa R$ 85,13 e que a partir de novembro subirá para R$ 293,47 e deixará o status de penalidade média para se tornar gravíssima. O número de infrações cometidas neste ano equivale a 61,5% do total de multas registradas no ano passado, quando Blumenau flagrou 2.647 condutores falando ao celular enquanto dirigiam.

Em outros anos, o número de infrações foi ainda maior. Em 2011, por exemplo, 7.667 motoristas foram multados, uma média de 21 infrações por dia. Falar ao celular no trânsito foi a segunda infração mais cometida naquele ano, atrás somente das multas aplicadas por estacionar de forma irregular na Área Azul.

– Não é porque o número caiu que as infrações não ocorreram. A infração (por uso do celular) é mais difícil de constatar. O agente de trânsito precisa estar atento e acompanhar a situação. A norma diz que é preciso parar o veículo para aplicar a multa, normalmente é quase impossível abordar o cidadão que está em movimento. Após aplicar a notificação, o condutor tem direito de recorrer, mas acredito que com o aumento da gravidade, dificilmente os motoristas serão liberados da multa – explica o diretor de Trânsito do Seterb, César Luiz Dalri.

Poucos sabem do perigo que a distração pode causar no trânsito e por isso insistem em manusear o celular ao volante. O presidente do Departamento de Medicina do Tráfego da Associação Catarinense de Medicina (ACM) e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego de Santa Catarina (Abramet-SC), Guilherme Guerreiro da Fonseca, explica como o hábito interfere na atenção do motorista:

– Quando se atende um celular o mecanismo cerebral é ativado. A partir daí, a atenção primária, que deveria estar direcionada ao trânsito, passa a ficar no celular. A percepção visual baixa consideravelmente e em questão de segundos o motorista pode causar um acidente fatal. Isso sem contar o desvio visual ou manual de quem manuseia ou envia mensagens no celular – explica o médico.

No país, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe o celular desde 1997 – mas o uso é comum e de maneira geral os flagras têm aumentado. Em 2007, 23 mil catarinenses foram multados manuseando o celular enquanto dirigiam e no ano passado o número subiu para 35 mil, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SC). A educadora de trânsito e coordenadora do Maio Amarelo em Santa Catarina, Márcia Pontes, credita o aumento de infrações ao vício tecnológico e à sensação de impunidade do motorista.

– A sociedade considera normal dirigir e falar ao celular e inventa desculpas, tais como: é urgente, se não atendesse a ligação não fecharia uma venda ou contrato. Mão que segura volante não segura celular. Ou você está no trânsito ou você está no celular – pontua a especialista.

Fonte: Jornal de Santa Catarina