Brasil registra 47 mil mortes por acidentes no trânsito anualmente

400 mil por ano. Esse é o número de pessoas que são afetadas por acidentes de trânsito no Brasil, segundo levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária. O estudo revela que, no País, 47 mil pessoas morrem em decorrência desses acidentes. Nessa toada, a campanha Maio Amarelo 2018 chega para conscientizar e alertar os condutores e pedestres de atitudes que evitam acidentes no trânsito.

Lançada em 17 de abril, a ação deste ano foi desenvolvida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em parceria com o Observatório, e doada ao Movimento Maio Amarelo.

A campanha de 2018 usa o mote “Nós somos o trânsito”, aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) através da Resolução 722/2018. A proposta é chamar a atenção sobre a importância da mudança de atitude nos deslocamentos, evidenciar que as mortes causadas por acidentes de trânsito precisam ser freadas e lembrar que cada um é responsável por mudar esse cenário adotando novos comportamentos.

De acordo com os dados de 2016 da Polícia Rodoviária Federal, no Brasil, ocorreram 20.994 acidentes graves em rodovias federais, contra 21.854 ocorrências em 2015. Ao todo, foram 21.439 feridos graves e 6.405 mortos em decorrência desses acidentes.

Outro dado preocupante é que, em um recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

O levantamento da OMS ainda mostra que as chances de um pedestre morrer sendo atingido por um carro a 50 km/h é de 20%, já com o veículo a 80km/h, as chances de acidente chegam a 60%.

Sobre o movimento

Na sua 5º edição, a campanha já tem data e local definidos para sua abertura oficial: será no dia 26 de abril, em Campina Grande, na Paraíba. A cidade foi destaque em 2017 pelas diversas atividades desenvolvidas durante o Maio Amarelo e aceitou realizar a abertura do evento pela primeira vez.

Já a cerimônia de encerramento com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2018” está marcada para o dia 28 de junho em Brasília, no Distrito Federal, e será sediada pela Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (Abder) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (Der/DF).

Para conhecer saber mais, acesse o site do Maio Amarelo ou o do Observatório.

Fonte: Revista Apólice