Câncer de mama: autoexame é o primeiro passo no combate à doença

Na década de 1990, as campanhas de prevenção ao câncer de mama começaram a ganhar força em todo o mundo. Para disseminar a conscientização, o mês de outubro ganhou a cor rosa e o dia 19 foi considerado a data internacional de combate a este tipo de câncer. Mesmo com um dia especial para refletir sobre o tema, médicos afirmam que o cuidado deve ser mensal e o autoexame é o maior aliado de homens e mulheres nesta luta.

De acordo com o mastologista, Euler Martins Marques, esta é a maneira mais eficaz de conhecer o próprio corpo e, se realizada com a frequência correta, pode ajudar no diagnóstico precoce de nódulos a partir de 1 cm. O autoexame é recomendável para pessoas de todos os sexos e deve ser feito uma vez por mês. O toque pode ser realizado em frente ao espelho, durante o banho e na posição deitada.

Segundo o especialista, o que diferencia homens e mulheres, é que pacientes femininas precisam fazer o procedimento sempre após a menstruação, época em que os seios estão menos sensíveis.

“Para elas, é recomendável que seja executado após sete dias da data de menstruação, uma vez que as mamas estarão menos inchadas e doloridas. Já aquelas que estão na fase da menopausa, devem escolher uma data do mês para a realização do autoexame, porque ajuda muito na descoberta precoce do câncer de mama”, explicou.

Mesmo considerando a doença rara em homens, o médico ainda destacou a importância de eles terem também esse cuidado. “Os homens possuem uma glândula mamaria menor que a das mulheres, por isso quando existe alguma alteração cancerígena, há uma grande probabilidade de que a doença chegue mais rápido nos músculos e tecidos da pessoa. O recomendável é que o homem quebre barreiras e adote o autoexame, porque se houver  um nódulo e demorar para ser identificado, as consequências são sérias”.

Exame em frente ao espelho

Em frente ao espelho, fique sem roupa e levante os dois braços na altura da cabeça. Verifique se há alguma alteração no contorno dos seios e nos mamilos. Com as mãos na cintura, faça a mesma avaliação. Depois, escolha o seio que será examinado. Se o seio do lado esquerdo for o escolhido, deve ser colocada  a mão esquerda sobre a cabeça e deixar a axila e os seios livres. Em seguida, utilizando a mão direita, para apalpar a superfície em movimentos circulares e de cima para baixo. Ao fim, esprema delicadamente o mamilo e verifique se há alguma secreção.  

“Neste exame precisa ser observada a simetria, a retração, os nódulos e caroços linfonodos, que geralmente são apresentados na axila ou perto do pescoço”, disse o médico Euler.

Durante o banho

O mastologista Francisco Campos, explicou que o exame realizado durante o banho é feito da mesma forma que o da frente ao espelho. “Todos os autoexames são realizados da mesma maneira, mas em diferentes posições. Não existe uma mais recomendável que a outra, o importante é que as pessoas façam”, destacou.

Ao ser questionado se a utilização de produtos como sabão, pomada e gel nos seios durante o autoexame poderia afetar na descoberta de alterações nos tecidos mamários, o especialista afirmou que não há motivos para se preocupar. “Muitas pessoas gostam de usar produtos durante o exame, isso é particular de cada um. Mas não afeta em nada o resultado final. No entanto, quando vamos realizar o autoexame nas clínicas não utilizamos nenhum produto”, explicou.

Apalpação deitada

Para realizar a apalpação deitada, os médicos explicaram que o primeiro passo é deitar e colocar o braço esquerdo na nuca. Colocar uma toalha ou almofada debaixo do ombro direito. Depois, apalpar a mama direita com a mão esquerda e realizar movimentos circulares. Repita o procedimento no outro seio. "Esse exame pode ser realizado de diferentes formas. Mas nele precisa ser observado as quatro quadrantes da mama e as axilas, pois também elas podem apresentar alterações", comentou o especialista Francisco.

Depois do autoexame

De acordo com Francisco, se for percebido inchaço, vermelhidão, nódulos e caroços nos mamilos, durante o autoexame, a pessoa precisa manter a calma e buscar um especialista. “Aconselho a todas as pessoas a manterem a calma caso alguma alteração seja identificada, pois na maioria das vezes os nódulos encontrados são benignos. Mas a principal recomendação é sempre procurar um especialista”.

Explicação da doença

O câncer de mama é desenvolvido quando uma célula cresce de maneira errada, conforme o mastologista Francisco. Ele explica que quando uma célula se desenvolve com características cancerígenas, em vez de produzir hormônios, por exemplo, ela passa a produzir “veneno” para o organismo.

“A doença ocorre quando uma célula sofre uma transformação defeituosa. São aquelas que deixam de produzir enzimas para desenvolverem veneno. Geralmente possuem a capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado, onde podem gerar e formar novos os tumores”, explicou.

Fonte: D24am

Últimas notícias: Mais de 1.400 participantes de 39 países são esperados na XXXV Conferencia da Fides, no Chile
                           CNseg realiza em 11 de novembro mais um workshop para debater o eSocial​
                           Entre janeiro e agosto, Capitalização já distribuiu R$ 661 milhões em sorteios​