Sindseg SC

Capitalização avança 4,8% e atinge R$ 12,1 bilhões em 7 meses

20/09/2018

Entre os meses de janeiro a julho, o segmento de capitalização registrou receita de R$ 12,1 bilhões, o que representa um crescimento 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da FenaCap.

As reservas técnicas, composta pelos recursos que serão resgatados pelos clientes com títulos de capitalização ativos, também registraram crescimento de 3%, somando R$ 29,3 bilhões. Ainda de acordo com o levantamento feito pela Federação, no período, foram distribuídos R$ 627,5 milhões em sorteios, o equivalente a R$ 4,2 milhões pagos, por dia útil, a clientes com títulos contemplados em todo o País.

Os resgates antecipados, parciais e finais realizados por clientes no período somaram R$ 10 bilhões. “Esses recursos retornam para o mercado e ajudam a movimentar a economia, sejam eles destinados ao consumo ou à quitação de dívidas, por exemplo. Esse é um fator relevante em um cenário de retração da renda e desemprego”, avalia Marcos Coltri, presidente da FenaCap.

Segundo Coltri, os resgates antecipados ocorrem, geralmente, quando o cliente precisa fazer frente a alguma situação emergencial, pois a tendência, ainda mais no cenário atual de incertezas, tem sido a de manter as economias guardadas até o prazo final de vigência dos títulos, o que também garante a participação em todos os sorteios programados até o vencimento. “O título de capitalização é um poderoso instrumento de educação financeira. É um produto que estimula uma mudança de comportamento fundamental: a de juntar dinheiro primeiro para depois gastar, evitando o endividamento das famílias e estimulando o consumo consciente”, diz Coltri.

Desempenho por região

Receita

Sorteios

Fonte: Revista Apólice