Capitalização: receita supera a casa de R$ 700 milhões pela primeira vez em abril

O céu é de brigadeiro para o mercado de capitalização. Em abril, o faturamento das empresas ultrapassou, pela primeira vez, a casa dos R$ 700 milhões no mês, atingindo R$ 736,1 milhões, segundo dados divulgados há pouco pela Federação Nacional de Capitalização (Fenacap). A marca,inédita, acompanha o montante acumulado no quadrimestre de R$ 2,7 bilhões, 13% a mais que o totalizado no mesmo período do ano passado. Já as reservas do setor cresceram 8% em abril, somando R$ 12,3 bilhões. Os três Estados de maior participação consolidada até o mês de abril foram São Paulo, com R$ 1 bilhão de receita e 37% de representatividade no segmento; seguido do Rio de Janeiro, que registrou R$ 307,9 milhões e 11% de participação; e Minas Gerais, com ganhos de R$ 255,7 milhões e 9% de mercado. A perspectiva é ainda mais animadora após a segmentação dos produtos ratificada pela circular 365 da Susep, em maio. “Esta medida só reforça o crescimento expressivo do mercado, que superou os R$ 2 bilhões até o momento, possibilitando novos caminhos para a expansão do segmento”, afirma o presidente da Fenacap, Ricardo Flores. Para o diretor-executivo da Fenacap, Hélio Portocarrero, os resultados também demonstram a confiança crescente do consumidor nos títulos de capitalização. “A divisão dos produtos em categorias consolida mais um reconhecimento por parte do órgão regulador do mercado em relação à proposta e flexibilidade dos títulos. Além de reforçar a sua compreensão e fortalecer a transparência no relacionamento com os consumidores”, avalia Portocarrero. (Fenaseg)