Central Empresarial será criada em março, com apoio de empresários de seguros

O Fórum de Líderes, reunidos em São Paulo na semana passada (2 e 3/12), decidiu lançar em março uma Central Empresarial para debater, de forma contínua e independente, os principais problemas brasileiros e propor caminhos e iniciativas ao Congresso Nacional e ao Executivo. Denominada provisoriamente de Máster Fórum, a central vai atuar regionalmente por meio de seções estaduais.  Seu papel principal, na visão do presidente do Fórum de Líderes, Ozires Silva, “é agir pró-ativamente visando mudar a cultura do país, para que a voz principal seja a da população e não dos governantes”. Outro ponto de atuação inicial definido pelos participantes é a luta pela profissionalização da gestão pública, com a redução a um mínimo de cargos de confiança nos Três Poderes e nos três níveis, que hoje superam 500 mil nomeações, feitas em geral por amizade ou coleguismo partidário e não por competência.  O grupo considera ainda prioritário garantir a educação infantil e fundamental de qualidade para todos, estabelecer um plano de longo prazo para a infra-instrutora e estimular a inovação, o desenvolvimento e o uso de tecnologia gerada no país. O Fórum de Líderes Empresariais foi criado em 1977. Sua primeira manifestação ocorreu um ano depois, com o Documento dos Oito, assinado pelos empresários Antônio Ermírio de Moraes, Cláudio Bardella, Jorge Gerdau Johannpeter, José Mindlin, Laerte Setubal Filho, Paulo Vellinho, Paulo Villares e Severo Fagundes Neto. Por meio do Fórum de Líderes, esses executivos tiveram a ousadia de propor a abertura da política e a redemocratização do Brasil, num período em que o país vivia a história recente do “Pacote de Abril”, que culminou com o fechamento do Congresso Nacional pelo, então, presidente Geisel. (Clipp-Seg Online/Revista Cobertura)