Ciclo do PDES é encerrado em Chapecó

Chegou ao fim mais um conjunto de etapas do PDES – Programa de Desenvolvimento dos Executivos do Seguro sobre ‘’Comunicação e Oratória’’, realizado pelo SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina

O curso foi ministrado pela profissional Siomara Marquetti, que possui mais de 15 anos de experiência na área de vendas e atendimento à clientes. Ela é graduada em Jornalismo, pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing, e MBA em Marketing.

O módulo escolhido este ano teve como objetivo desenvolver no profissional executivo as habilidades de comunicação de forma oral e apresentação em público. De acordo como programa, as etapas foram realizadas apenas para os funcionários das seguradoras associadas ao SindsegSC, nas cidades de Blumenau, Joinville, Florianópolis, Criciúma e por último Chapecó.

A última etapa aconteceu nesta quarta e quinta-feira, dias 22 e 23 de outubro, na cidade de Chapecó, no Hotel Lang Palace.

Durante o curso, a profissional abordou temas como ‘’O que é comunicação’’, ‘’Os elementos da comunicação’’, ‘’Os tipos de comunicação’’, e ‘’Os meios de comunicação’’. Foi discutido também a importância do saber se comunicar no mundo dos negócios e no meio comercial. Controlar o medo, a ansiedade e a angústia antes e durante uma comunicação oral também foram um dos fatores abordados por Marquetti.

Além do conteúdo repassado aos profissionais, Siomara aplicou algumas dinâmicas, como por exemplo, a ‘’Corpo Fala’’, na qual os funcionários utilizam de gestos para compreender a comunicação do próximo. Outra atividade desenvolvida foi a das vendas, que utiliza o método ‘’RAPPORT’’, que é ter a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.

A profissional encerrou a etapa de Chapecó com uma novidade para o mercado de seguros, o Storyselling. Que significa contar um acontecimento ou uma reflexão que vá emocionar alguém.

Segundo Marquetti, essa foi a primeira vez em seis anos de experiência com palestras e treinamentos, que ministrou um módulo para profissionais do mercado de seguros:

‘’Me surpreendi com o entusiasmo, comprometimento e a comunicação das turmas de todas as etapas. Os participantes iniciaram o curso cheios de vontade, almejando sair mais seguros na hora de falar em público e com um poder maior de argumentação’’.

Para o presidente da entidade, Paulo Lückmann, este curso é de grande importância para os profissionais do mercado de seguros:

‘’A comunicação é a primeira chave para abrir as portas de um caminho bem sucedido. Em tempos da linguagem reduzida provocada pela internet, se sobressairá o profissional que mais estiver preparado. E este módulo traz exatamente esse preparo, focado em uma comunicação oral mais ágil, objetiva, de fácil assimilação e transparente. Agradeço a todos que participaram deste evento tão importante para os profissionais de seguros e espero revê-los nas próximas edições’’.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina