Clima: Acordo de Paris é “apólice de seguro para o planeta”

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, classificou hoje como uma “apólice de seguro para o planeta” o acordo sobre o clima alcançado no sábado em Paris.

O acordo “pode beneficiar toda a humanidade nas futuras gerações”, afirmou Ban Ki-moon, numa declaração aos jornalistas na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, acrescentado que os países adotaram uma “decisão histórica”.

O secretário-geral da ONU esteve duas vezes em Paris para seguir as negociações na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), que começaram no dia 30 de novembro e terminaram no último fim-de-semana com um acordo mundial para combater o aquecimento global.

“O acordo de Paris é uma vitória para as pessoas, para o bem comum e para o multilateralismo”, considerou ainda Ban Ki-moon, acrescentando que os países reconheceram que “os interesses nacionais se cumprem melhor atuando em favor de um bem comum”.

Depois de duas semanas de negociações, representantes de 195 países chegaram a um acordo legalmente vinculativo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, incluindo manter o aumento da temperatura média global “bem abaixo dos dois graus centígrados (2ºC)”.

Fonte: SindsegRS | Correio da Manhã-PT