Coberturas e assistências de seguro contribuem para mitigar vulnerabilidade de motociclistas

Ter uma experiência segura ao se pilotar uma moto vai além de estar habilitado e ter prudência. Motociclista prevenido sabe a importância que o quarteto macacão, par de luvas, botas e capacete têm ao sair por aí em cima de uma máquina de duas rodas, e equipamentos de boa qualidade podem chegar a custar mais de R$ 10 mil no total, um investimento considerável e que deve ser tão bem cuidado quanto o veículo em si.

Além de ser uma das maiores seguradoras do mercado no segmento automotivo, a HDI Seguros oferece a cobertura que assegura esse “fardamento” no HDI Moto, seguro de seu portfólio voltado aos veículos de duas rodas. A proteção indeniza o segurado em caso de sinistros que danifiquem os vestuários de proteção do motociclista, preocupação que inclusive estimula adesões ao produto, que cobre motocicletas acima de 500 cilindradas.

“Quem anda de moto tem consciência de que os danos físicos em caso de acidente são maiores que as ocorrências com carro, pois a lataria absorve o primeiro impacto das colisões. É importante, portanto, que a precaução abranja também os acessórios do motociclista, já que são eles que funcionam como a barreira entre o corpo e a superfície de contato em uma queda”, diz Fábio Leme, Vice-Presidente Técnico da HDI Seguros.

De acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a frota brasileira de motocicletas fechou 2018 com 27 milhões de unidades em circulação, um contingente que representou quase 27% do total dos veículos motorizados no País no ano. Deste montante, apenas 5,66% tinha seguro, o que deixa uma significativa parcela de pessoas desprotegida.

Para Fábio Leme, uma das soluções pode estar em atender os motociclistas nos mais diversos hábitos de uso, especialmente necessidades imprevistas e que demandam soluções rápidas. “Motociclistas que, por exemplo, costumam pegar a estrada, acabam ficando consideravelmente mais expostos quando a moto apresenta problemas, por que é grande o risco de ficar parado em um lugar inóspito. O guincho 24 horas é a garantia de que o socorro acontecerá independente de qualquer contexto, o que traz uma tranquilidade até emocional, por mitigar o estresse da incerteza de como resolver a questão”, comenta o executivo.

Ele acrescenta ainda que a assistência que disponibiliza o serviço de despachante em casos de sinistro, e a cobertura que indeniza o segurado por danos causados a terceiros, são outros benefícios relevantes para a popularização da proteção, pelo alto índice de ocorrências registradas. “Precisamos promover a cultura da proteção entre esse público, mesmo por que significa estimular um trânsito melhor para todos”, finaliza Fábio Leme.

Sobre a HDI Seguros

A HDI trabalha para ser uma empresa humana, digital e inovadora. São mais de 1,2 mil colaboradores cuidando de 2,5 milhões de segurados nos ramos de automóveis e residências, principalmente, o que a torna a 4ª maior seguradora Auto e 6ª maior em residência, com base nos dados de mercado sobre prêmios diretos emitidos em 2018, consolidados por grupo segurador. A HDI conta com 49 filiais, 18 escritórios e 46 unidades de atendimento a sinistro, os HDI Bate-Prontos.

Fonte: Ketchum