Código de Ética dos Corretores de Seguros tem adesão expressiva

Corretores de seguros de todo o país estão atendendo ao chamado da Fenacor e aderindo ao recém-criado Código de Ética da profissão. Lançado ao final de setembro, o documento conseguiu a expressiva adesão – que é voluntária - de quase três mil corretores em apenas dez dias. Os números animaram o presidente da Fenacor, Roberto Barbosa, que espera atingir uma adesão de 90% dos profissionais do mercado até o fim de 2008. O lançamento do Código de Ética teve direito a uma campanha de âmbito nacional estrelada pelo ator Tarcísio Meira, com o objetivo de incentivar o consumidor a procurar o corretor que tenha o selo de adesão ao Código de Ética para assessorá-lo na contratação do seguro. A campanha, que terá a duração de um ano, foi lançada em um programa de cinco minutos, veiculado em rede nacional pela Rede TV, e está sendo veiculada ainda em uma revista de circulação nacional e na mídia especializada. Estão previstas ainda outras ações paralelas, tais como a publicação de listas de adesões nos jornais dos Sindicatos dos Corretores de Seguros (Sincors), mala direta com detalhes da campanha, cartazes espalhados por bancos e seguradoras e distribuição de pins e de selos para quem aderir. Uma pré-adesão pode ser feita rapidamente no site www.fenacor.com.br. Lá, o corretor pode ler o conteúdo, assinalar ter feito a leitura e aceitado os termos do código, preencher alguns dados e aguardar o recebimento da confirmação via e-mail. Em torno de 15 dias, o certificado estará disponível no Sincor ou na Delegacia do Sindicato que forem mais próximos. Ao recebê-lo, o corretor deve assinar a sua adesão no formulário que consta do livreto do Código de Ética, destacar o formulário e devolver para quem o atendeu. A adesão também pode ser feita quando o corretor for pegar a sua nova carteira nos Sindicatos, após realizar o recadastramento, que deve ser feito até o dia 30 de novembro para pessoas físicas – para as empresas o prazo vai de 1º de fevereiro a 31 de julho de 2009. Entre as novidades está a nova carteira de identidade profissional, que será feita em PVC. O recadastramento e a emissão da carteira serão livres de ônus para os corretores de seguros. (Clipp-Seg Online/Funenseg)