Coleta seletiva de lixo é a primeira ação de nova etapa do Estou Seguro

A coleta seletiva de lixo será a primeira ação da segunda etapa do projeto Estou Seguro para desenvolver conceitos de gerenciamento de risco, de prevenção de doenças e de acidentes pessoais entre moradores da comunidade Santa Marta, em Botafogo. A ação ocorrerá no dia 17, das 9h às 13h, e deverá mobilizar cerca de 100 moradores da comunidade, divididos em cinco equipes de limpeza, com apoio técnico de oito garis da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana). O projeto Estou Seguro foi idealizado pela CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) e tem parceria do IETS (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade).

O mutirão de coleta do próximo sábado é o primeiro de um total de quatro programados até o fim de 2012. “O nosso desafio maior é ampliar o acesso ao seguro às famílias de um estrato social que ganhou renda e consequente poder de compra nos últimos 10 anos. A proposta é orientar esses novos consumidores a planejar suas finanças para garantir suas conquistas e ter melhor qualidade de vida. E o seguro é uma ferramenta estratégica de organização financeira, que cumpre esse papel de proteger o patrimônio das pessoas e instituições”, explica a diretora-executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes.

O ponto de encontro será o campo de futebol do pico do morro. Às 9h30, será realizada uma Oficina de Material Reciclável, com cerca de 100 crianças. A oficina será conduzida por quatro instrutores do Núcleo de Justiça Comunitária da comunidade, que vão ensinar a fazer brinquedos com sucata e a separar o lixo em suas casas. Paralelamente, os voluntários, divididos em cinco equipes, iniciarão o trabalho de coleta seletiva na Santa Marta.

A equipe Vala, com apoio da Comlurb, será responsável pela limpeza das valas da comunidade. O grupo Sabão em Pó vai lavar o chão por onde o lixo for retirado. A equipe Becos ficará responsável pela coleta nos becos, o grupo Vassouras fará a varrição do caminho principal, e a equipe Aromatizadores do Bonde vai amenizar o mau cheiro por onde o lixo é transportado. Também participam desta ação coletiva a Associação de Moradores da Santa Marta, Grupo ECO, Núcleo de Justiça Comunitária, Posto de Saúde da Família, Igreja Batista e Grupo Jiu-Jitsu.

Além do mutirão de coleta seletiva, estão previstas para a segunda fase do projeto Estou Seguro – lançada em 6 de novembro – outras atividades, como a instalação de quiosques móveis para orientação sobre seguro; distribuição da cartilha Família Estou Seguro, preparada a partir da identificação das necessidades de proteção às conquistas das famílias da comunidade; ações na Casa do Seguro, espaço para interação com os moradores; e cursos de habilitação para corretores de Vida e Capitalização para moradores do Santa Marta.

O projeto Estou Seguro foi concebido a partir de um convite da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O projeto foi selecionado em 2008 entre 18 propostas inscritas na categoria Educação para a seleção internacional organizada pela OIT, voltada para a promoção de iniciativas pioneiras na área de gestão de risco para populações de baixa renda.

Com foco em seguros, o Estou Seguro visa aumentar a percepção da população de baixa renda sobre a importância do seguro como instrumento de organização financeira, além de apontar os riscos a que estão expostos. Outro objetivo definido para a segunda fase do projeto é desenvolver novos produtos de seguro voltados especialmente para a população de baixa renda.

Na primeira fase, que contou com a adesão de 17 seguradoras, foi realizado um levantamento socioeconômico em três comunidades cariocas (Santa Marta, Chapéu Mangueira e Babilônia) sobre os riscos de perdas financeiras e a percepção dos moradores sobre seguros e gestão de riscos.

O projeto concluiu que, entre as 20 opções apresentadas, os produtos de seguro de maior interesse foram seguro de vida, funeral, saúde, de automóvel e motocicleta, residencial, de acidentes pessoais e seguro desemprego privado.

A segunda fase do projeto Estou Seguro na comunidade Santa Marta acontece em um momento de perspectiva de desenvolvimento do mercado de microsseguros no Brasil. No dia 29 de novembro, o Conselho Nacional de Seguros Privados(CNSP) aprovou a regulamentação do microsseguro. “O que viabilizará definitivamente os seguros populares e iniciará o processo dos chamados microsseguros no Brasil, um mercado com potencial de mais de 100 milhões de novos consumidores”, diz Solange Beatriz. “Independentemente disso, a indústria de seguros já tem desenvolvido algumas ações para a implementação de seguros voltados para a população de baixa renda, seja com seguros populares ou seguros com características de microsseguros”, completa.

DATA: 17 de dezembro de 2011
HORA: 9 horas (café da manhã), com saída das equipes às 10 horas. A Oficina de Material Reciclável começa às 9h30
LOCAL: Comunidade Santa Marta, em Botafogo
PONTO DE ENCONTRO: campo de futebol do pico do morro