Começa Semana Nacional de Conciliação

A Semana Nacional da Conciliação, idealizada pelo CNJ, ocorre em todo o País desta segunda-feira (24) até sexta-feira (28). A Semana Nacional da Conciliação faz parte da meta de redução do grande estoque de processos na Justiça brasileira – atualmente em 95 milhões, segundo o último Relatório Justiça em Números.

A solução de mais processos por meio da conciliação e a resolução de conflitos que envolvam grandes litigantes e processos repetitivos fazem parte das metas nacionais definidas pelo CNJ para 2015. “O aprimoramento do acesso à Justiça provocou um excesso de litigância, aumentando o tempo médio dos julgamentos. A conciliação, além de resolver os conflitos de maneira mais rápida, evita a entrada de mais ações judiciais em um Judiciário com número excessivo de litígios”, explica o conselheiro Emmanoel Campelo.

Em São Paulo, já estão programadas 3.500 audiências para solucionar processos da Justiça Estadual e conflitos ainda em fase não judicial. O TJSP conta hoje com mais de 100 Centros Judiciários de Solução de Conflitos, instalados conforme prevê a Resolução CNJ 125/2010 – que regulamenta a política nacional de conciliação – sendo um exemplo para o País.

Já a Justiça Federal da 3ª Região realizará durante a Semana Nacional mais de 2.400 audiências de conciliação nas subseções judiciárias do Estado de São Paulo. Só no Parque da Água Branca, na cidade de São Paulo, serão realizadas aproximadamente 1.000 sessões de conciliação.

Fonte: CNseg