Comissão atuarial da Susep define estudos a serem realizados em 2013

A Comissão Atuarial da Susep (CAS) retomou os trabalhos nesta terça-feira (19/2), avaliando o desempenho de 2012 e dando início à agenda de 2013. Conforme avaliação do diretor Técnico da Susep e coordenador da referida Comissão, Danilo Silva, o ano de 2012 foi de grande êxito, uma vez que a agenda de trabalho inicialmente proposta foi quase que integralmente cumprida. Dentre os trabalhos realizados em 2012, merece destaque a revisão das regras de capital mínimo requerido, com a inclusão de novos requerimentos de capital, em análise conjunta à revisão de provisões técnicas.

Para 2013, a agenda da CAS inclui nos estudos de temas a serem abordados, entre outros, a instituição da auditoria atuarial e a revisão do cálculo da estrutura a termo da taxa de juros livre de risco da Susep, a qual é fundamental para a implantação do requerimento de capital de risco de mercado e para o cálculo do Teste de Adequação do Passivo (TAP), já em vigor.

A CAS se reúne bimestralmente na segunda terça-feira do mês e é composta, atualmente, pelos seguintes representantes:

Membros Titulares

Danilo Claudio da Silva (Susep), Elder Vieira Salles (Susep), Mariana Arozo Benicio de Melo (Susep), Almir Martins Silveira (CNseg), Anna Paula Nardi de Almeida (Fenacap), Jair de Almeida Lacerda Júnior (Fenaprevi), Saint’Clair Pereira Lima (FenSseg), André Azevedo (Fenaber) e Luciana da Silva Bastos (IBA).

Membros Suplentes

Victor de Almeida França (Susep), Roberto Suarez Seabra (Susep), Luciana Augusto Mateus Carreira (Susep), Fernanda Chaves Pereira (CNseg), Jacqueline Marques Lana (Fenacap),Vânia Brasil Simões (Fenaprevi), Marcos Spiguel (FenSeg), Alexandre Sampaio (Fenaber) e Eder Gerson Aguiar de Oliveira (IBA).

Participam ainda das reuniões

José Alberto Rodrigues Pereira (Susep), Livia Pontes de Miranda Bomfim (Susep), Natalie Haanwinckel Hurtado (Susep), Regina Lidia Giordano Simões (Susep), Delvo Sabino Santiago (Ibracon).

Fonte: Susep