Comissão Automóveis convida Antonio Carlos Bambino para Diretor sem Fronteiras em Blumenau

(Foto: Daniele Souza)

“O seguro é um investimento”, foram essas as palavras que deram abertura a segunda edição do Diretor sem Fronteiras que aconteceu na sede do SindsegSC – Sindicato das Seguradoras em Blumenau. Realizado pela Comissão Automóveis o tema da palestra foi Economia: cenário atual e perspectivas.

A abertura do evento contou com a introdução da Gerente Executiva do SindsegSC, Siméia Heleodoro que apresentou o palestrante Antonio Carlos Bambino, profissional com 35 anos de experiência no mercado financeiro. A gerente agradeceu a disponibilidade do convidado e passou a palavra à Bambino dando início à apresentação.

O palestrante inicia de forma enérgica, registrando que o mercado de seguros deve ser valorizado em momentos de situação econômica instável, pois é um dos investimentos mais importantes para garantir a segurança em períodos incertos.

“O cenário econômico nunca é fácil de diagnosticar, pois é uma ciência de sentimento, como as pessoas se sentem gera impacto na economia. Nós analisamos cenários, e vou lhes passar o que a gente imagina que irá acontecer”, enfatiza Bambino em sua introdução ao tema.

A partir desse ponto o palestrante decorre pela história da política econômica brasileira, tecendo um cenário para a situação atual do País.

Em sua explanação, o palestrante chega ao período mais recente, com a presidência ocupada por Dilma Rousseff, em que enfatiza a expansão do crédito quando assumiu o País em 2011 e o retorno da inflação.

Sobre o mandato atual os principais pontos são a crise política, onde podemos observar uma fragilidade da presidente em relação ao Congresso. Ele também ressalta as manifestações ocorridas nos últimos meses, enfatizando a sua característica apolítica, pois carece de um líder de movimento para unificar as reinvindicações e os apelos dos manifestantes.

Apesar de decorrer a história da política, Bambino foca sua apresentação também em outro ponto de interesse, a inflação. Ele destaca que o problema sempre irá atingir aos mais fragilizados. “Você perde a referência de preços quando as pessoas passam a colocar o preço que querem nos produtos”.

“Em países de primeiro mundo não há inflação, eles protegem a sua moeda”, explica o palestrante.

Sobre a economia atual ele comenta o fato da inflação ter fechado em Abril de 2015 com 4,5% de acúmulo, e também previu o aumento de 15% de juros este ano. A tendência nessas situações de luta contra a inflação é a diminuição do ritmo da economia, contração do crédito e o aumento de risco, sendo que todos esses fatores levam às empresas e ao consumidor ficar em posição defensiva.

O palestrante, que conduziu sua apresentação de forma descontraída, atraiu a atenção dos presentes. O assunto foi de interesse de todos na palestra, e contou com grande participação dos convidados com perguntas direcionadas.

Ao fim da apresentação Siméia Heleodoro agradeceu em especial Antonio Carlos Bambino por ter compartilhado o seu vasto conhecimento com os colaboradores das seguradoras associadas ao SindsegSC, e em seguida aos participantes que dispuseram do seu tempo para prestigiar esta edição do Diretor sem Fronteiras.

Para conferir essa edição do Diretor sem Fronteiras acesse Galeria de Fotos.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras