Comissão de Controles Internos passa a ser denominada Comissão de Governança e Compliance

Comissão de Controles Internos da CNseg (CCI) mudou de nome, passando a ser denominada Comissão de Governança e Compliance (CGC), com o objetivo de melhor refletir os temas tratados pelo grupo.

“A alteração do nome também contribui para uma visão integrada das questões de governança e compliance, alinhado, portanto, com o regime de Solvência II”, afirma Simone Pereira Negrão, que desde 3 de janeiro ocupa a presidência da Comissão e é diretora de Governança, Controles Internos e Compliance da Mapfre Seguros Gerais S/A.

Contando com quatro grupos de trabalho permanentes, sendo eles Compliance, Auditoria Interna, Governança Corporativa e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, a CGC prepara-se para um ano agitado, pois a Susep vem revisitando todos os normativos do Sistema de Controles, devendo gerar novidades regulatórias. 

Os Controles Internos envolvem um conjunto de políticas e procedimentos que buscam fornecer maior segurança às informações e aos processos operacionais das organizações, garantindo a realização dos seus objetivos específicos, aliados às boas práticas de Governança Corporativa. Além disso, nesse contexto, os auditores internos têm o importante papel de avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de governança, riscos e controle.

Fonte: CNseg