Comissão de Sustentabilidade avalia ferramentas de geo-referenciamento de desastres naturais

A última reunião da Comissão de Sustentabilidade da CNseg, que reúne representantes do mercado segurador e Confederação, foi realizada no dia 5 de novembro, no Rio de Janeiro, tendo como primeiro tema o debate das propostas do CEMADEM e do IAG/USP de desenvolverem ferramentas de geo-referenciamento que mapeiem a ocorrência de desastres naturais no território brasileiro.

De acordo com o superintendente de Operações e Serviços da Central e Serviços e Proteção ao Seguro (Ceser) da CNseg, Paulo Kurpan, que levou ao grupo a proposta, a Ceser poderia unificar as duas ferramentas, que são complementares, disponibilizando às seguradoras participantes um único produto. O projeto ainda deve ser apresentado às comissões técnicas da FenSeg de Riscos de Engenharia, Riscos Patrimoniais e de Riscos de Transporte. Por fim, deverá ser apresentada ao Conselho de Administração da CNseg.

Em seguida, Renata Deak, do Itaú-Unibanco, apresentou o relato do progresso do GT de Materialidade, informando que a empresa de consultoria Resultante foi a escolhida para a elaboração da matriz de materialidade do setor de seguros e plano de engajamento dos stakeholders. O planejamento do GT para 2014 envolverá o acompanhamento do processo de consultoria (que tem o término previsto para julho) e o engajamento das seguradoras nas metas de sustentabilidade estabelecidas pela CNseg.

Seguindo a pauta da reunião, o coordenador do GT de Legislação e Autorregulação, Jorge Laranjeiro, informou que a principal ação de seu grupo de trabalho para 2014 será a contratação de uma consultoria jurídica visando o estudo da Política de Resíduos Sólidos, juntamente com a Política Nacional do Meio Ambiente. Ficou decidido que a CNseg, em parceria com a Comissão de Sustentabilidade, formulará o escopo do trabalho de consultoria.

A CNseg pretende realizar um curso de sustentabilidade em seguros, em parceria com Escola Nacional de Seguros. Os membros da Comissão de Sustentabilidade comprometeram-se a analisar a proposta da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Adriana Boscov, presidente da CS, informou que o Conselho Diretor da CNseg aprovou as metas do PSI para o mercado segurador brasileiro e que irá a Pequim, China, para o evento da Assembleia Geral UNEP FI entre 10 a 14 de Novembro de 2013, quando apresentará a experiência à frente da superintendência de Sustentabilidade da SulAmérica e da presidência da Comissão de Sustentabilidade da CNseg..

Ao final da reunião, foi discutida a revisão do modelo de GT´s, de modo a maximizar a produção de toda a Comissão.

Fonte: CNseg