Compliance, elemento chave para a perpetuidade dos negócios

Na 10ª edição do Seminário Controles Internos & Compliance - Auditoria e Gestão de Riscos, realizado pela CNseg, na quinta-feira, 22 de setembro, em São Paulo, os participantes destacaram a importância, cada vez mais, das empresas terem governança corporativa e compliance para garantirem sustentabilidade e a perpetuidade de seus negócios.

“Para nós que trabalhamos com seguros, o compliance é muito importante e vai além da preocupação em seguir normas e regras dentro da empresa, até porque trabalhamos com milhares de corretores”, disse Roberto Barroso, presidente do Grupo Segurador BB e Mapfre SH1, Vida, Habitacional e Rural.

Segundo ele, o mercado de seguros tem optado pelo caminho de correr menos riscos, mesmo que os resultados demorem um pouco mais. “E nós precisamos melhorar ainda mais para dizermos que estamos trabalhando com todas as normas, não somente as escritas, mas também com as morais e éticas”.

Para Tarcísio Godoy, presidente do IRB Brasil Re, “um compliance eficiente traz confiança e transparência nos negócios agregando valor à marca, tornando as operações mais eficientes. Assim, os custos operacionais são menores e, consequentemente, o retorno aos acionistas é maior”, afirmou.

Em relação ao cumprimento de regras, ele destacou que o maior desafio para os gestores é não perder resultados. “E o compliance é um agente importante no processo de reduções dos riscos mantendo retorno, além de trazer boa reputação e não gerar risco de imagem da empresa”. (Karin Fuchs)

Fonte: Revista Cobertura Mercado de Seguros