Confira cinco opções de trajetos bairro-centro com dicas para pedalar de forma segura em Blumenau

Antes mesmo de sair pedalando por aí, pare e pense no percurso que vai percorrer. Ele tem rotas exclusivas para bicicletas? Qual a velocidade máxima permitida nas ruas? O fluxo de veículos é intenso? Para facilitar a escolha da rota antes de sair de bike por Blumenau, o Santa com o apoio da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC Ciclovias) percorreu cinco trajetos seguros e alternativos de bairros ao Centro da cidade.

O desafio para o presidente da ABC Ciclovias, Giovani Seibel, foi traçar estas rotas de maneira que o ciclistas compartilhassem o menos possível as ruas com os carros. Em alguns dos percursos, vias mais tranquilas foram percorridas no bordo da pista, desviando os ciclistas do movimento intenso dos veículos.

— A bicicleta é uma forma de mobilidade e da mesma maneira que ao sair de casa de carro tu pensas que trajeto seguir, de bike o ciclista tem que pensar em um trajeto viável, seguro e onde tenha menos fluxo de veículos.

Ideal é percorrer trajetos que ciclovias, ciclofaixas ou calçadas compartilhadas acompanhem o caminho, mas Blumenau ainda enfrenta problemas de interligação que impedem ciclistas de pedalarem apenas em locais exclusivos. 

— Ao percorrer esses cinco percursos fica claro que a cidade deve aumentar a malha cicloviária conectando as que já existem. Por isso foi necessário compartilhar a rua com os carros ou fazer trajetos mais longos — finaliza Seibel.

Confira os trajetos:

Terminal do Aterro, Itoupava Norte - Teatro Carlos Gomes, Centro 
Distância: 8,3 km 
Tempo: 45 minutos

Parte do trajeto é praticamente igual ao do carro ou do transporte público. Mas em vez de passar pela Rua 2 de Setembro, a rota alternativa foi usar a Rua 30 de Agosto por um quilômetro, passando por um pontilhão. Na 2 de Setembro não há sinalização de que a calçada é compartilhada, apesar de o mapa cicloviário da cidade apontar que pode ser dividida entre pedestres e ciclistas. A calçada é apertada e em muitos pontos há postes, pontos de ônibus e placas de lojas a serem desviados. Optando por rotas mais seguras, as ruas Almirante Barroso e Theodoro Holtrup foram as escolhidas para chegar ao Centro da cidade, passando ainda pela 7 de Setembro, já que as três têm vias exclusivas.

Atenção: Fique atento na Rua 2 de Setembro ao compartilhar a calçada com pedestres e diversos obstáculos. Na Rua Theodoro Holtrup, há um sentido único para os veículos, mas a ciclofaixa é para quem vai e quem vem.

Numa boa: Apesar de aumentar o trajeto, a Rua Almirante Barroso é uma boa alternativa para fugir da Engenheiro Paul Werner. E percorrer a Theodoro Holtrup, apesar de ser um morro, não cansa tanto assim e é mais seguro do que as vias que não têm espaço exclusivo para bikes. 

Complexo do Sesi, Vorstadt - Avenida Beira-Rio, Centro 
Distância: 5,5 km 
Tempo: 18 minutos

Foi o trecho mais curto, rápido e seguro para fazer de bicicleta. Saindo do Sesi, a melhor opção é percorrer a Rua Antônio Treis, já que em toda a extensão há calçada compartilhada e o trânsito não é tão intenso quanto na Rua Itajaí. Na República Argentina, há uma das poucas ciclovias da cidade. Apesar de os veículos andarem rápido — a velocidade máxima permitida é de 60 km/h — há uma estrutura para dividir a o espaço exclusivo dos ciclistas. A partir da Ponte dos Arcos, o ciclista é obrigado a dividir a via com os carros até a Beira-Rio.

Atenção: Como não há calçadas em parte da Rua República Argentina, os pedestres acabam usando a ciclovia também. Cuidado redobrado na hora de compartilhar a via com os carros na Ponta Aguda: a rua é estreita e há muitos cruzamentos. E a ponte Adolfo Konder, do Centro, exige bastante atenção: geralmente os carros precisam reduzir a velocidade e aguardar o ciclista, já que não há espaço para todo mundo ali. 

Numa boa: A ciclovia da República Argentina é uma boa opção para quem quer treinar de bike. Se tiver tempo, o ciclista ainda pode seguir pela Rua Silvano Candido da Silva para um treino mais intenso.

Terminal do Garcia, Glória - Avenida Beira-Rio, Centro 
Distância: 8 km 
Tempo: 42 minutos

Partindo do terminal, há ciclofaixa e calçada compartilhada em toda extensão da Rua Amazonas (uma de cada lado da pista), que se alternam com frequência. Não há sinalização em todos os pontos, exigindo muita atenção. Por isso, passar pela Rua Antônio Zendron e usar a Hermann Huscher é o melhor caminho para chegar o Centro, já que o terreno é liso e a ciclofaixa mais larga. Ao chegar no trevo do antigo Viena Park Hotel, a melhor opção foi percorrer a Rua Gertrudes Metzger até a Amazonas novamente, para fugir do trânsito da Alameda Rio Branco. Na 7 de Setembro, o percurso alternativo foi passar por dentro do parque Foz do Ribeirão Garcia, pelo canteiro central da Avenida das Palmeiras e chegar à Beira-Rio. Foi o trecho em que mais encontramos ciclistas.

Atenção: Nas ruas Antônio Zendron e Gertrudes Metzger é preciso dividir a pista com os veículos _ as vias são estreitas e todo cuidado é pouco. Atenção ao respeitar os semáforos na hora de seguir adiante na Rua Amazonas.

Numa boa: São 2,5 quilômetros de ciclofaixa na Rua Hermann Huscher. É uma região que tem a sombra do morro de um lado e o som do Ribeirão Garcia do outro. Um encontro com a natureza perto do Centro da cidade.

Hospital Universitário da Furb, Fortaleza Alta - Terminal da Proeb, Velha
Distância: 8,5 km 
Tempo: 50 minutos

O trajeto mais longo dos cinco foi também um dos mais movimentados. A pedalada parte da Rua Samuel Morse, passa pelo túnel e chega à Rua Francisco Vahldieck, que tem ciclofaixa em toda a extensão. O movimento de carros e pedestres é intenso, e o ciclista deve desacelerar para evitar acidentes com motoristas distraídos que cruzam a via. Ao passar pelo shopping Park Europeu, a melhor opção é ir pela parte de trás, na Rua 7 de Maio, e virar na Lauro de Souza até o fim, onde há uma passagem para pedestres e ciclistas até a Rua 25 de Janeiro. Por um curto trecho, o ciclista passa pela Rua das Missões e depois sobe pela rodoviária para a Ponte do Tamarindo. Para chegar ao Terminal da Proeb é necessário compartilhar a calçada nas ruas São Paulo e Antônio da Veiga.

Atenção: O trecho foi o mais demorado e demandou mais esforço do ciclista, já que várias rotas alternativas foram necessárias para deixá-lo mais seguro. Muita atenção ao passar pela Rua das Missões, subir a Ponte do Tamarindo e chegar à Rua São Paulo. O trânsito é muito intenso.

Numa boa: A Rua Samuel Morse tem uma ciclovia de pouco menos de um quilômetro, mas indicada para quem quer começar a pedalar, já que o trânsito da região é tranquilo. Fortaleza Alta é um bairro ideal para um pedal de fim de semana.

Terminal da Velha, Velha Central - Terminal da Proeb, Velha 
Distância: 8,4 km 
Tempo: 30 minutos

É neste trecho que se encontra a maior rota ciclável de Blumenau: a Rua dos Caçadores, com 3,6 quilômetros de extensão. Apesar de pequenas subidas e descidas, é uma ótima oportunidade para os moradores usarem a bike para mobilidade urbana no bairro. Chegando na Rua General Osório, a saída é dividir a pista com os veículos, bem como na João Pessoa, não indicada para pedalar. Depois que a Rua João Pessoa recebeu a terceira pista ficou mais inseguro pedalar por lá, de acordo com o presidente da ABC Ciclovias, Giovani Seibel. Para evitá-la é melhor virar na Rua Itapiranga e usar a Humberto de Campos para chegar ao Terminal da Proeb de maneira mais segura. 

Atenção: Uma pena haver uma lacuna da Rua dos Caçadores até a Humberto de Campos, caso contrário o pedal ficaria leve e recomendável aos moradores para evitar o trânsito da região.

Numa boa: A Rua dos Caçadores é uma ótima opção para quem está começando a pedalar. Tem partes planas e pequenas subidas e descidas para treinar.

Acesse a notícia na íntegra para conferir os vídeos de cada trajeto.

Fonte: Jornal de Santa Catarina