Sindseg SC

Conheça alguns marcos históricos na luta das mulheres pelos seus direitos

07/03/2018

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Mas sim como acontece em alguns países, realizar conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.

Saiba mais sobre esse marco histórico. Leia aqui:

No dia 8 de março de 1857, centenas operárias de uma fábrica de têxtil situada em Nova Iorque (EUA), realizaram uma grande greve. Reivindicando o direito a licença maternidade e melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 14 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Em meio à manifestação elas foram reprimidas com total violência acabaram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada.

1910 no 2º Congresso Internacional de Mulheres na Dinamarca é criado o “Dia Internacional da Mulher” em homenagem a luta mulheres que morreram na manifestação. Proposta realizada pelas socialistas alemãs Luise Zietz e Clara Zetkin. O congresso reuniu representantes de sindicatos, partidos socialistas e grupos de trabalhadoras de 17 países e contou com a participação das três primeiras mulheres eleitas ao parlamento (finlandês).

1934 um código eleitoral Provisório - Decreto 21076 de 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado “parcialmente” por permitir somente às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania. Então 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Somente 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres. De acordo com marcos histórico o voto no Brasil iniciou em 1532, mas somente em 1821, ocorreu a primeira eleição brasileira em moldes modernos.

1975 foi promovido pela ONU, na cidade do México, o Ano Internacional da Mulher e a Década da Mulher. Onde um plano de ação foi aprovado para a os próximos 10 anos com o projeto de eliminar a discriminação contra a mulher.

1978 acontece o Congresso da Mulher Metalúrgica. Nesse ponto as mulheres buscam em suas lutas por creches reivindicam novamente os direitos trabalhistas, salários iguais ao dos homens, serviços de atendimento (educação, saúde e para vítimas de violência) e pela divisão do trabalho doméstico.

1985 surge a primeira delegacia da Mulher situada em São Paulo.

1996 inclui-se na Legislação Eleitoral o sistema de cotas, obrigando os partidos a inscreverem o mínimo de 20% de mulheres nas chapas.

2005 X Encontro Feminista Latino Americano aconteceu no Brasil, na cidade de São Paulo.

2006 sancionada a Lei Maria da Penha (11.340) que foi criada para combater à violência doméstica, física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

2012 lançamento do Prêmio Mulheres Negras Contam Sua História.

2013 lançamento do Programa Meninas e Jovens Fazendo Ciência Exatas, Engenharias e Computação.

2014 extensão do Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) para dez países.

2015 sancionada a Lei do Feminicídio, que coloca no rol dos crimes hediondos a morte de mulheres que são assassinadas pelo fato de serem mulheres.

Fontes: feminismo.org.br | Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República

 

Aniversariantes Ver todos

SindsegSC - Rua XV de Novembro, 550 - Sala 1001 - CEP 89010-901 - Blumenau/SC - (47) 3322-6067 - Fale conosco
W2O Softwares para Internet

Melhore sua experiência de navegação:

O navegador que você está usando é ultrapassado e pode estar colocando seu computador em risco!
Recomendamos que você atualize seu navegador ou faça o download de navegadores modernos como os listados abaixo: você vai sentir a diferença!

Fechar Aviso