Contribuições crescem 7% até abril, para R$ 10,6 bilhões

Os planos de previdência aberta arrecadaram R$ 10,6 bilhões no acumulado do ano até abril. O volume representa expansão de 7,05% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as contribuições somaram R$ 9,8 bilhões, aponta levantamento divulgado nesta segunda-feira, 15, pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). O número é bastante expressivo, na opinião do vice-presidente da Fenaprevi, Marco Antonio Rossi, uma vez que mostra que o setor manteve a rota de crescimento, a despeito do cenário de crise. Os planos do tipo VGBL, indicados para quem não faz a declaração de imposto de renda pelo formulário completo, registraram aportes de R$ 7,8 bilhões no ano, um aumento de 9,46% em relação ao mesmo período de 2008. No caso dos planos PGBL, a arrecadação, que somou R$ 1,5 bilhão no período, representou queda de 3,17% na mesma base de comparação. Já os tradicionais, que já não são vendidos pelas seguradoras, atraíram depósitos de R$ 1,1 bilhão, volume 6,09% maior. Esses planos garantem atualização monetária, mais taxa de juros de até 6%. Para o segundo semestre, a expectativa é de que o mercado de previdência aberta volte a crescer na casa dos dois dígitos. "Esperamos aumento entre 10% e 15% nas contribuições, até por conta do desempenho mais fraco no segundo semestre de 2008", afirma Rossi. Ele destaca, no entanto, que em nenhum momento o setor apresentou resgates líquidos (aportes menos saques), mas a Fenaprevi não divulga esse dado. Ele cita ainda o esforço das seguradoras para mostrar aos clientes as vantagens da previdência para quem tem horizonte de longo prazo, como o benefício fiscal, o que vem se refletindo na redução das taxas de resgates. Esse dado também não é divulgado pela entidade. O saldo da carteira de investimentos, que corresponde aos ativos que garantem as provisões técnicas, cresceu 16,67% em abril, chegando a R$ 155,5 bilhões. Fonte: Valor Econômico