Controle de estabilidade, você sabe o que é?

De acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a partir de 2020 todos os novos carros lançados no Brasil deverão conter obrigatoriamente o controle de estabilidade. Para os modelos já existentes, a exigência passa a valer em 2022.

O controle de estabilidade é um sistema eletrônico que contribui para aumentar a segurança do veículo, evitando que ele saia de sua trajetória original. Ao primeiro sinal de instabilidade o programa aciona os freios de forma seletiva (dianteiros, traseiros ou laterais) de acordo com a situação. Isso pode ocorrer quando um motorista faz uma curva em alta velocidade ou quando trafega em um lugar com baixa aderência. O sistema também pode atuar na rotação do motor, caso seja necessário.

Um estudo realizado pelo IIHS, Instituto de Segurança Viária dos Estados Unidos, apontou que esse sistema é capaz de reduzir acidentes fatais em 43%. Alguns especialistas consideram que o controle eletrônico de estabilidade é uma das maiores inovações em segurança automotiva depois do cinto de segurança.

Fonte: Equipe DPVAT