Controles internos ganham importância dentro das organizações

“No mundo atual, nenhuma empresa, independentemente do segmento em que atua, sobrevive por muito tempo sem seguir os ditames dos Controles Internos”. É dessa forma que o presidente da Comissão de Controles Internos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Assizio Aparecido de Oliveira, avalia a importância que a atividade assumiu nos últimos anos para a sustentabilidade, a reputação e a longevidade dos negócios.

Segundo o executivo, ao adotar um Sistema de Controles Internos as organizações diminuem os custos de aquisição, além de mitigar possíveis sanções administrativas ou pecuniárias, institucionais ou pessoais. “É uma área de atuação ainda em formação, mas que veio para ficar, o que deveria chamar a atenção dos profissionais com perfil para nela iniciar, aprender, atuar e se desenvolver”, explica.

Formar profissionais para essa área é o objetivo da Extensão em Controles Internos, desenhada pela Escola Nacional de Seguros em parceria com a Comissão da CNseg e oferecido no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). “O curso tem a preocupação de correlacionar origens e definições com as regras a que todo o mercado segurador está submetido e, com base nisso, dizer como tudo pode ser aplicado na prática. É juntar o ‘porquê’ com o ‘como’”, adianta.

Assizio é um dos professores do curso na capital paulista, que conta, ainda, com os especialistas Carlos Ichimura, gerente financeiro da Shimano Latin America; Valdinei Silva, gerente executivo de Controles Internos e Compliance do Grupo Bradesco Seguros e Previdência; e Alaim Assad, coordenador acadêmico do curso.

No Rio de Janeiro, além de Assad, o corpo docente inclui Eugênio Duque Estrada Felipe, gerente de Auditoria Interna da Mongeral Aegon Seguros e Previdência; Werner Frank, gerente de Controles Internos da Brasilcap; e Deivison Pacheco dos Santos, analista de Segurança da Informação da Brasilcap.

As aulas terão início no dia 2 de agosto, em ambas as cidades. Mais informações estão disponíveis no www.funenseg.org.brou podem ser obtidas através dos contatos: mbarj@esns.org.br e (21) 3380-1531 (Rio de Janeiro) e mbasp@esns.org.br e (11) 3062-2025/ 2143 (São Paulo).

Fonte: Escola Nacional de Seguros