Corretoras e seguradoras precisam estar atentas à transformação digital

26/07/2018

O mundo está cada vez mais conectado e tecnológico. Com o setor de seguros, não é diferente. Quando se fala em transformação digital para o setor de seguros não significa que as empresas devem simplesmente absorver uma série de inovações tecnológicas. O mais importante é que as empresas saibam traçar objetivos claros e adotar tecnologias adequando-as de acordo com o negócio e estrutura interna das seguradoras.

É nesse cenário tecnológico que surgiram as insurtechs, união das palavras seguro e tecnologia em inglês. “Essas Startups são empresas que surgiram com o propósito de simplificar o mercado de seguros, de aproximar mais o público consumidor de produtos e serviços de proteção financeira, com uma alta dose de inovação e tecnologia”, afirma

O executivo destaca que as insurtechs estão crescendo e mexem com o mercado de seguros. “Mesmo recebendo cada vez mais investimentos, as insurtechs ainda seguem bastante tímidas e disponibilizando poucas opções em produtos, mas isso está mudando. Entendemos que será inevitável que o mercado tradicional de seguros se renda à tecnologia e à inovação, principalmente porque o mercado de seguros é um dos mais tradicionais e conservadores do mundo”, explica.

As corretoras e seguradoras devem estar atentas às mudanças, principalmente no que se refere às exigências dos clientes por agilidade de desburocratização. “O ISB Brasil pode ajudar com a aproximação com o consumidor: quanto mais informação sobre hábitos de compra e suas mudanças, mais fácil será o entendimento das corretoras e seguradoras da melhor opção de investimento em tecnologia em suas organizações”, diz Oliveira, destacando que é preciso pensar no cliente, atender melhor, mais rápido e evoluir a relação.

Os investimentos das seguradoras em insurtech podem ajudar a estimular a inovação, a identificar prioridades e a complementar um tipo de seguro digital existente, melhorando sua relevância para os clientes e obtendo confiança entre os consumidores. A tecnologiainsurtech pode ser uma aliada das seguradoras, podendo, por exemplo:

O ISB Brasil realiza palestras, cursos, seminários, pesquisas, mentoria e mediação, promovendo o desenvolvimento do mercado de seguros e a atualização dos profissionais que atuam no segmento. Mais informações: www.isbbrasil.org.br.

Fonte: Comunicação ISB Brasil