Cresce o número de exames de combate ao câncer da mulher

No primeiro semestre de 2012, as 29 operadoras de planos de saúde associadas à Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) realizaram mais de 1,4 milhão de mamografias e exames papanicolaou. Também foi registrada a realização de cerca de 1,8 milhão em consultas ginecológicas e obstétricas entre as beneficiárias dos planos de saúde de operadoras associadas à FenaSaúde, além de mais de 61 mil consultas a mastologistas.

A Citopatologia cérvico-vaginal oncótica (papanicolaou) respondeu pela maioria dos exames: aproximadamente 934 mil procedimentos de janeiro a junho de 2012, um aumento de 4,7% em relação ao primeiro semestre de 2011. Quanto ao número de mamografias, foram realizados cerca de 520 mil procedimentos entre as operadoras de plano de saúde analisadas, uma taxa per capita (número de procedimentos por pessoa) três vezes maior que a taxa de mamografias realizadas no mesmo período pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com José Cechin, diretor executivo da FenaSaúde, os números demonstram um avanço nos cuidados da população feminina com a saúde. “Os métodos preventivos são de extrema importância para o diagnóstico precoce de doenças como o câncer. Muitas vezes, um diagnóstico de doença em estágio inicial possibilita não só um aumento das chances de utilização de tratamentos menos agressivos, como também da possibilidade de cura do paciente. O aumento do uso desses métodos, que são tão importantes para a saúde da mulher, reflete também o compromisso dos planos de saúde com a prevenção”.

O levantamento também contém dados relacionados à gravidez e métodos contraceptivos. No período analisado, aproximadamente 54,2% dos partos normais na saúde suplementar foram feitos por planos de associadas da Federação. No primeiro semestre de 2011, 20% dos partos eram normais. No mesmo período de 2012, essa taxa cresceu para 25%. Foram 21.182 partos normais no 1º semestre de 2012, frente a 64.272 cesarianas. “Essa expansão de 5% na participação de partos normais é bastante expressiva e notícia positiva, porque revela apoio das operadoras às políticas de incentivo ao parto normal”, afirma Cechin.

Outro registro interessante é o aumento de 43,2% no implante de dispositivo intrauterino (DIU) entre as beneficiárias de planos, ainda que o número absoluto seja pequeno. Ao todo, 3.407 mulheres implantaram o DIU de janeiro a junho de 2012, em face de 2.380 implantes em 2011.

A FenaSaúde representa 15 grupos de operadoras com 29 empresas, que respondem por mais de 25 milhões de beneficiários em todo o Brasil (cerca de 37% do mercado).

Fonte: CNseg