Cuidados para evitar lesões durante o Carnaval

O Carnaval oficial ainda não começou, mas as festas, shows e os bloquinhos independentes já fazem parte da rotina de paulistas e turistas. Por isso, é preciso ter alguns cuidados com os pés, joelhos, quadril e coluna, para evitar danos à saúde.

Especialistas da Central Nacional Unimed alertam que tanto os foliões quanto as pessoas que trabalham durante Carnaval e eventos carnavalescos devem ficar atentos no sentido de evitar sobrecargas nas articulações.

É preciso ter atenção redobrada na hora de escolher o calçado, evitando chinelos e sandálias rasteirinhas. “Eles não protegem os pés das irregularidades do solo e não têm o amortecimento necessário, para diminuir a sobrecarga articular ascendente, como também não usar salto alto, nem mesmo os do tipo plataforma, para evitar torções nos joelhos e tornozelos. Um passo em falso, em um salto alto, pode gerar uma lesão no tornozelo, por exemplo”, a dica é do ortopedista Francisco Vieira de Oliveira, membro do conselho da Central Nacional Unimed.

O especialista sugere o uso de tênis ou outro calçado com que absorva melhor este impacto e que tenha um salto no máximo de 2 a 3 centímetros.

De bloquinho em bloquinho

Para os foliões que vão acompanhar a programação intensa dos bloquinhos e terão de pular e dançar atrás do trio elétrico durante horas, a dica é fazer uma preparação muscular prévia, como alongamento, para que os joelhos e quadris suportem tamanha exigência.

“A preparação física prévia é fundamental, assim como o cuidado com pisos irregulares e escorregadios, para evitar quedas e torções", enfatiza Vieira.

Além dos foliões, aqueles que trabalham durante a folia devem controlar e respeitar seus limites, cuidando do corpo e da mente. “Afinal após o Carnaval, a vida segue seu fluxo e os cuidados com a saúde são importantes em todas as épocas do ano”, ensina o especialista.

Dicas para quem vai brincar

- Escolha o calçado adequado, tênis ou calçados ortopédicos.

- Prefira meias confortáveis e leves; as de algodão são as melhores porque absorvem suor e protegem o pé de fungos e bactérias.

- Também preste atenção ao elástico da meia, que não deve apertar os pés ou as pernas.

- Prepare sua musculatura, principalmente coluna, abdômen, quadril e joelhos.

- Corte as unhas retinhas e não muito curtas, se a unha estiver encravada, recorra a um profissional especializado, antes da folia, para não piorar o quadro (uma unha dolorida muda a biomecânica da pisada e sobrecarrega até a coluna).

- Limpe e proteja os pés. Para quem transpira muito, é recomendado se valer de antissépticos e caprichar na higienização dos sapatos (fechados ou abertos).

- Não use o mesmo sapato em todos os dias de festa e deixe-os ao sol sempre que possível, depois de higienizá-los.

Para quem vai trabalhar

- Todos os cuidados anteriores

- O descanso, assim como o preparo físico é fundamental para suportar a longa e intensa jornada de trabalho.

Sobre a Central Nacional Unimed

A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,5 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2017, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 5 bilhões (+6,9% em relação a 2016). É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 346 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.

Fonte: Segs