Declaração de Investidores adiciona importante signatários

Importantes investidores institucionais assinaram a Declaração de Investidores sobre Títulos Verdes - Brasil, uma iniciativa da Climate Bonds Initiative (CBI), Principles for Responsible Investment (PRI) e SITAWI Finanças do Bem. O documento ressalta o desejo dos signatários em ver o crescimento de um forte mercado brasileiro de títulos verdes e define ações específicas para isso, com o objetivo de promover a discussão e futura emissão desses títulos no mercado local.

Baseada na declaração global assinada por investidores na Conferência do Clima da ONU - COP21, em Paris, a declaração brasileira foi adaptada para o contexto local com o auxílio de alguns participantes do mercado, incluindo gestores de recursos, seguradoras e fundos de pensão.

A Zurich, uma das líderes globais no segmento de seguros e com experiência de 145 anos no mundo, é signatária da Declaração sobre Títulos Verdes desde 2015, com uma longa história de colaboração. Opera no Brasil desde 1984, com mais de R$ 3.5 bilhões de ativos sob gestão.

Em 2011, a Zurich firmou parceria com o Grupo Santander e nasceu a Zurich Santander, uma joint venture a partir de dois dos maiores conglomerados do mundo nos setores segurador e financeiro. Nessa operação, a Zurich adquiriu 51% das operações de seguros do Santander no Brasil, México, Chile, Argentina e Uruguai, e o Santander manteve 49% do capital da holding, em Madrid. Atualmente, a joint venture ocupa a 3ª posição do mercado nos negócios de Vida e Previdência.

A Brasilprev Seguros e Previdência S.A. é uma das maiores empresas de previdência privada do Brasil, atua exclusivamente neste mercado há 23 anos. Com uma carteira de 1,98 milhão de clientes e mais de R$200 bilhões em ativos sob gestão, a empresa é reconhecida constantemente pela excelência em produtos, serviços ao cliente, gestão e iniciativas sociais.

Paulo Valle, presidente da Brasilprev:
“É imperativo considerarmos as oportunidades e os riscos relacionados às questões ambientais, sociais e de governança no negócio da Brasilprev. Somos uma companhia focada em investimentos de longo prazo e, para cumprir nosso dever fiduciário, temos que estar muito atentos a esses temas. Além disso, ao assinar esses acordos, atuamos como agente mobilizador de mudanças, incentivando práticas positivas em nossas investidas em prol do desenvolvimento sustentável”.

John Liu, CIO, Zurich Brasil e Zurich Santander Seguros e Previdência:
“As Companhias de Seguros, como investidores de longo prazo, desempenham um papel fundamental na transição para uma economia mais sustentável. Para nós, o investimento responsável é parte integrante da nossa filosofia de investimento, promovendo aspectos positivos para o negócio, clientes e comunidades. Vemos os títulos verdes como um instrumento chave para colaborar com esta transformação”.

Gustavo Pimentel, Diretor na SITAWI Finanças do Bem:
"Os investidores institucionais brasileiros estão sinalizando que um mercado de renda fixa doméstico é crucial para suas estratégias de investimento responsável. Com a tendência de queda nas taxas de juros e os desafios climáticos cada vez mais urgente, empresas e bancos têm a oportunidade de combinar retornos financeiros e ambientais para atrair capital responsável."

Justine Leigh-Bell, Climate Bonds Director of Market Development:
“O mercado local de títulos verdes ganhou momentum desde o lançamento da Declaração em 2016. Novos signatários como a Brasilprev, Zurich e Zurich Santander demonstram que cada vez mais os investidores institucionais estão aplicando práticas financeiras sustentáveis e visam impulsionar o crescimento da economia verde brasileira”.

Fiona Reynolds, Managing Director, Principles for Responsible Investment (PRI):
"O apoio de líderes de mercado demonstra o forte momentum dos títulos verdes no Brasil. O compromisso do governo brasileiro de reduzir as emissões e apoiar iniciativas sustentáveis continuará a criar novas oportunidades de negócios e investimentos".

Fonte: Race Comunicação