Demanda por crédito entre empresas avança em novembro

Mais um sinal de recuperação da economia neste último trimestre do ano acaba de ser dado: a demanda por crédito em novembro aumentou 3,3% entre as empresas, informou nesta segunda-feira (17) a Serasa Experian, após dois meses seguidos em queda. Mesmo assim, a reação é morna, já que o indicador do mês passado, em relação a novembro do ano passado, registra queda de 9,9%. Além disso, no acumulado de 2012 até novembro, a demanda teve desaceleração de 4,5% na comparação ao mesmo período de 2011."É necessário que resultados positivos também predominem ao longo dos próximos meses, principalmente no início do ano, para que se possa afirmar que, de fato, a busca das empresas por crédito tenha entrado numa trajetória consistente de reativação", afirmaram os economistas da Serasa.

Para as seguradoras que operam com pequenas e médias empresas, a notícia é positiva. Isso porque o maior crescimento na demanda por crédito em novembro foi apurado precisamente entre micro e pequenas empresas, com alta de 3,5%. Nas médias empresas, o crescimento foi de 0,2% e nas grandes, de 1,5%, na mesma comparação.

Fonte: CNseg