Denatran lança cartilha do ciclista

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio do Ministério das Cidades, lançou a Cartilha do Ciclista, publicação que reúne informações úteis sobre como pedalar com segurança nos centros urbanos e ensina motoristas a compartilharem o espaço viário.

Além de estar disponível para download na internet – clique aqui para baixar, a publicação também será distribuída nos municípios.  “Só até o dia de ontem, já tínhamos quase 300 pedidos de  cidades de todo o país do Brasil, e, muito possivelmente, até o final de semana vai passar de mil municípios. É um número expressivo que mostra que o ciclista procura as prefeituras locais”, destacou o ministro Gilberto Kassab durante a cerimônia de lançamento.

A publicação também reúne informações sobre legislação, sinalização, diferentes vias que compõem a rede cicloviária e regras de circulação e segurança. O secretário da Semob, Dario Rais Lopes, explicou que a Cartilha envolve aspectos do uso da bicicleta como modo de transporte e as possíveis alternativas de deslocamento. “Essa publicação mostra a bicicleta como modo de transporte e esclarece ao ciclista os cuidados de equipamentos de proteção e manutenção. É importante que o condutor tome as precauções para que o seu deslocamento seja seguro e tenha fluidez”, justificou Dario.

Segundo o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Contran, Alberto Angerami, o lançamento deve contribuir com a redução de mortes no trânsito. “Queremos que as bicicletas convivam harmoniosamente com pedestres, carros, ônibus, caminhões, motocicletas, visando sempre o trânsito seguro. Estamos trabalhando para salvar vidas”, afirmou Angerami.

Angerami ressaltou que representantes do Denatran e da Semob trabalham na discussão de diretrizes para formatar o Manual Cicloviário, que vai orientar municípios a desenvolverem sua rede cicloviária dentro dos padrões determinados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fonte: Radar Nacional

Últimas notícias: Conheça algumas práticas para evitar colisões
                           Inscreva-se na Palestra de Samy Hazan e descubra “cinco estratégias para sua corretora crescer sem parar”
                           Cenário atual do Brasil fortalece o compliance nas empresas​