Detrans discutirão critérios para padronizar confecções de placas veiculares

Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) devem discutir nos próximos meses a adoção de critérios para a confecção e venda de placas veiculares. A necessidade da padronização foi alertada pela Associação Nacional dos Detrans (AND), após pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Placas Veiculares (Anfapv).

Atualmente, os procedimentos são adotados de forma diferente em cada estado na tentativa de coibir roubos, falsificações e clonagens. A Anfapv encaminhará um comunicado com os pedidos apresentados pelos fabricantes aos diretores dos Detrans para que o tema seja abordado no encontro da Associação, previsto para junho, em Alagoas.

“Discutir o assunto pode trazer avanços na segurança e identificação veicular, inclusive com a troca de experiências exitosas. Os Departamentos têm interesse em ouvir os segmentos que prestam serviços aos motoristas e proprietários de veículos. É importante traçar o panorama atual e aproveitar que houve a prorrogação da obrigatoriedade das placas padrão Mercosul, para que, de forma conjunta, possamos sugerir inovações que atendam aos quesitos de segurança no controle de origem e destino das placas veiculares”, afirma o presidente da AND, Marcos Traad, diretor-presidente do Detran-PR.

Mercosul
As novas placas que passarão a valer em todo o Mercosul a partir de 2017 possuem padrão visual, mas, de acordo com a Anfapv, falta um modelo de procedimento de confecção e distribuição. “O que nós queremos não é só uma placa padrão, mas uma padronização de critérios. O Brasil está se adaptando para adotar a placa comum ao Mercosul, mas sem critérios na fabricação ela já vai começar sem nenhum tipo de controle. A placa vai ser branca, com tarja azul, isso todos sabem. Mas, como será o processo de produção? Quem vai produzir? Como vai ser a comercialização?”, questiona o presidente da Anfapv, Cláudio Roberto Martins.

A questão deve envolver os Estados e o Governo Federal. “Este controle passa pelo Denatran e pelos Detrans. O Denatran com o controle da placa primária, que é a chapa base, e os Detrans com os estampadores, que colocam os números e as letras de identificação”, conta.

Fonte: Radar Nacional