Dez dicas da MAPFRE para evitar prejuízos em casa nas férias

Para quem vai viajar de férias e quer ficar com a cabeça tranquila até o retorno, a MAPFRE apresenta algumas medidas preventivas para evitar surpresas indesejadas na volta para casa, como acidentes domésticos ou até mesmo furto.

“Fazer uma rápida ronda pelos cômodos para identificar potenciais riscos e realizar uma manutenção preventiva nas partes elétricas e hidráulicas são importantes aliados nesse momento”, afirma a diretora de Seguros Gerais da MAPFRE,

Patricia Siequeroli. De acordo com ela, os reparos em fiações são as solicitações campeãs feitas à companhia.

“No período de férias do ano passado, entre dezembro e janeiro, recebemos 944 ocorrências de sinistros para a cobertura de danos elétricos. Geralmente, os problemas identificados estão relacionados a queda do disjuntor e queima de equipamentos e curto circuitos, após falta de energia. ”

Confira as principais orientações para adotar antes de sair de casa:

  • Avise alguém de confiança

Uma dica simples, que ajuda a manter a tranquilidade, é pedir para que alguém de sua confiança passe por sua casa algumas vezes por semana. Ela deve ter suas informações de contato e uma cópia do seu itinerário em caso de emergência.

  • Cuidado com as redes sociais

Em um mundo em que todos compartilham informações pessoais nas redes sociais, é importante parar e pensar: quem exatamente está lendo minhas publicações? Reflita antes de falar sobre seus planos de férias – especialmente se essas informações estiverem visíveis para os usuários da internet que não são seus amigos e familiares.

  • Tranque portas e janelas

Segurança é tudo! Tente reforçar com trancas ou fechaduras adicionais a proteção de portas e janelas. Lembre-se de deixar as cortinas fechadas. Desta forma, é possível evitar que alguém veja o que há dentro de casa.

  • Luzes acesas?

Não deixe as luzes acesas para parecer que alguém está em casa. Além do aumento da conta de energia, essa decisão pode ser indicativo do contrário, ou seja, de residência vazia. Em vez disso, adquira um temporizador que possa ligar e desligar as lâmpadas automaticamente.

  • Suspenda a entrega de jornais e revistas

Suspenda a o recebimento ou peça a um amigo ou vizinho para receber suas correspondências enquanto estiver fora.

  • Desplugue

Tire da tomada a televisão, o computador, o micro-ondas e outros aparelhos eletrônicos para protegê-los contra picos de energia, curto-circuito e até mesmo incêndios. Isso ajudará você a economizar energia também. Apenas a geladeira deve seguir ligada para evitar problemas e conservar produtos de longa duração.

  • Feche o registro

Feche o registro de água e de gás.

  • Mantenha pequenos cuidados

Se tiver quintal, corte a grama um pouco mais abaixo do que o normal; consuma todos os produtos perecíveis; não deixe roupas no varal.

  • Pague as contas

Programe suas contas domésticas para débito automático ou pague-as com antecedência, evitando a falta de serviço quando voltar para casa.

  • Contrate um seguro residencial

O seguro residencial tem um ótimo custo benefício e garante ao consumidor assistência 24 horas e indenização em caso de incêndio, queda de raio dentro do terreno do imóvel do segurado, explosão de qualquer natureza, entre outros.

Fonte: SindsegRS - MAPFRE