DF e MG: DPVAT será matéria nas provas para motorista

A partir de agora no Distrito Federal e em Minas Gerais quem quiser tirar ou renovar a carteira de motorista deverá responder a perguntas sobre o seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). A novidade surgiu após uma reunião da direção da Fenaseg/Convênio DPVAT com a direção dos Detran´s do Brasil, realizada no mês passado.  Na ocasião, a Fenaseg/ Convênio DPVAT sugeriu que a matéria fosse incluída no rol de disciplinas para provas de direção, com o intuito de divulgar o seguro DPVAT em todo o País. Até o momento, somente o Distrito Federal e Minas Gerais adotaram a sugestão. Mas, a expectativa é que outros estados passem a incluir nas provas questões sobre o seguro obrigatório. O seguro DPVAT indeniza vítimas de acidentes de trânsito e cobre danos pessoais.  Qualquer pessoa que tenha sido vítima de acidentes de trânsito – ou seu beneficiário – está coberta, seja ela condutora do veículo, passageira, ou pedestre.  As coberturas são para morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas. Por essas características, o seguro DPVAT é considerado o maior seguro social do Brasil, pois é a única modalidade de seguro que cobre toda a população brasileira, abrangendo todo o território nacional. Abrange, inclusive, estrangeiro com permanência devidamente legalizada.  Em 2006, mais de 193 mil pessoas foram beneficiadas no País com o pagamento da indenização do seguro DPVAT. (Fenaseg)