Dicas para evitar que o airbag vire um equipamento mortal

Desde 2014, os airbags frontais para motorista e carona são obrigatórios em carros novos no Brasil. A rapidez do equipamento pode salvar vidas, mas também causar lesões sérias nas pessoas que estão dentro do veículo, caso elas não estejam posicionadas de forma correta.

O airbag frontal de um carro abre cinco vezes mais rápido do que um piscar de olhos. Tudo acontece em cerca de 60 milésimos de segundo: uma central eletrônica detecta o impacto, um sinal é enviado ao deflagrador e uma reação química infla a bolsa.

"Uma explosão de gás acontece ali dentro, por isso enche tão rápido", explica Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI BRASIL.

Um dos maiores perigos para o passageiro é andar com o pé em cima do painel. Se a bolsa for acionada em um acidente, a perna dele pode dobrar para trás e ser lançada contra seu rosto.

Objetos sobre o painel, como suportes para celular, também podem ser arremessados com violência. Por isso, nada deve ser colocado sobre a peça com a inscrição "Airbag", que indica a área a ser rompida pela bolsa em caso de choque.

Conheça outros fatores de risco associados ao airbag nesta reportagem da Folha de S. Paulo.

Fonte: CESVI BRASIL