Direção e álcool não combinam! Deixe de lado essa mistura e contribua para um trânsito mais seguro

Transformar a circulação de veículos e pedestres num ato mais seguro envolve muitos aspectos que vão além do papel das autoridades. A campanha da Semana Nacional de Trânsito deste ano, que terminou no domingo (25), evidenciou a importância do assunto com o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, ao convocar a população a se comprometer com boas atitudes enquanto motorista e pedestre, não esquecendo da prudência e atenção, o que envolve, além do respeito às regras, ter comportamento exemplar, como não misturar álcool com direção.

Um levantamento feito entre 2013 e 2014 pelo Ministério da Saúde, em parceria com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que as ações de combate a essa combinação têm uma razão: um a cada quatro brasileiros assume dirigir após ingerir álcool, mesmo sabendo das leis e consequências para outras vidas.

O aumento do rigor da Lei Seca para tolerância zero, em 2012, vem contribuindo para reverter esse quadro. Apenas na cidade de São Paulo, por exemplo, a quantidade de condutores multados por alcoolemia passou de 3.242, no primeiro semestre de 2015, para 8.650 ocorrências no mesmo período de 2016, em uma média de um motorista flagrado sob efeito de álcool a cada 30 minutos. Ao todo, 133 pessoas foram presas por embriaguez ao volante.

Os dados servem como alerta para os cidadãos, que muitas vezes assumem o risco de sofrer com atitudes imprudentes no trânsito quando poderiam poupar muitas vidas. A fiscalização intensa deve fazer parte do cotidiano dos órgãos públicos, mas a população pode contribuir fazendo sua parte para mudar a triste realidade vivida em ruas e avenidas dos estados brasileiros.

Antes de pensar apenas na punição, avalie se vale a pena colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco. A combinação entre álcool e direção deve ser evitada. Prudência e respeito às regras podem garantir que você chegue ao seu destino de forma segura!

Fonte: Equipe DPVAT