Diretor Sem Fronteiras visitou a Comissão Ramos Diversos do SindsegSC

A Comissão de Ramos Diversos do SindsegSC recebeu na última sexta-feira, 10, o programa Diretor Sem Fronteiras, com a participação do assessor jurídico da entidade e advogado com 48 anos de experiência, Dr. Lodi Sodré. Nesta edição foram tratados os temas “cláusula de rateio” e “alteração de risco durante a vigência”.

Com grande nível de conhecimento e experiência jurídica, Dr. Lodi apresentou aos presentes diversos casos referentes aos temas propostos pela Comissão, explicando as questões jurídicas e tirando dúvidas dos participantes. Era visível o interesse pelo tema, a partir das diversas contribuições apresentadas pelos profissionais presentes, compartilhando casos vivenciados no setor e questionando o convidado.

Foi altamente debatida a questão da alteração de risco durante a vigência, quando o segurado deixa de avisar à seguradora e ao corretor que realizou alguma alteração em seu bem segurado, como mudança da parte elétrica do imóvel, alteração na estrutura, construção de adendos, modificação de paredes externas, etc. Os participantes comentaram como atualmente a maioria dos segurados tomam o cuidado de relatar quando mudam de residência, mas normalmente esquecem-se de avisar sobre alterações que afetam o risco analisado. O outro tema discutido neste Diretor Sem Fronteiras foi o da cláusula de rateio, que mesmo presente em regulamentações da Susep e conhecido pelas seguradoras e corretores, ainda causa confusões quando aplicada na regulação dos sinistros.

Ao abordar os exemplos da cláusula de rateio sendo aplicada, diversos profissionais presentes relataram experiências, demonstrando como lidaram com a aplicação da cláusula, e, principalmente, como podem facilitar o entendimento dela para o consumidor.

Todas as fotos desta edição do Diretor Sem Fronteiras já estão disponíveis na Galeria de Fotos do portal www.sindegsc.org.br. Clique aqui e confira!

Sobre o Diretor Sem Fronteiras: É um programa iniciado em 2012 pelo SindsegSC que tem o intuito de trazer mais conhecimento para as reuniões de suas comissões e grupos de trabalho. Neste programa, cada Comissão e Grupo de Trabalho do sindicato tem a opção de convidar um diretor – seja ele ex-diretor, atual ou profissional do mercado -, para participar de uma das suas reuniões e tratar de assuntos determinados que tenham relação com o grupo e com o Mercado de Seguros.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina