Ecossistema segurador do futuro deve ser receptivo às novas tecnologias e estimular ambiente aberto entre seguradoras

A adoção de novas tecnologias no setor de Seguros depende diretamente de o ecossistema segurador se abrir às novas ferramentas e soluções disponíveis e fomentar, entre elas, um ambiente operacional aberto e integrado, segundo avaliação de Denise Ciavatta, Diretora de TI da HDI Seguros, quarta maior seguradora de automóveis e sexta em residências do Brasil. A executiva debateu o assunto em um painel no segundo e último dia da 2ª edição do CQCS Insurtech & Inovação, realizado na quinta-feira (13), em São Paulo/SP, ao lado de representantes de grandes players do mercado. Organizado pelo Centro de Qualificação do Corretor de Seguros, o evento discutiu o cenário da inovação no mercado segurador da América Latina e o trabalho que as insurtechs, startups que desenvolvem e oferecem serviços de seguros, têm desempenhado neste contexto.

De acordo com Denise, é crucial a incorporação de tecnologias como o Machine Learning, para a precificação de seguros; tecnologia deep learning, para reconhecimento facial de clientes e suporte na definição de orçamentos de sinistros; e a construção de um ambiente aberto entre as seguradoras, para ganho de escala em todo o ecossistema e diversificação de produtos e serviços, para que o novo continue levando a clientes a melhor experiência possível. “O que precisamos discutir é como oferecer ao cliente, dentro da comunidade, um processo mais otimizado”, destacou a executiva.

Ela tem liderado o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica que dá suporte à transformação digital que a HDI vivencia desde 2017, quando começou o processo. A seguradora moldou sua operação para que fosse mais humana, portanto, sensível às reais necessidades de seus clientes; digital, ou seja, baseada em tecnologia; e inovadora, representada por um novo modo de desenvolver produtos e soluções, e dar assistência aos segurados.

A 2ª edição do CQCS Insurtech & Inovação recebeu cerca de 1.500 visitantes em seus dois dias de atrações, crescimento de 114% em relação ao ano de estreia. Mais de 70 profissionais do mercado segurador e tecnológico participaram das palestras, debates e mesas de negócio disponibilizadas no evento.

Sobre a HDI Seguros

A HDI trabalha para ser uma empresa humana, digital e inovadora. São mais de 1,2 mil colaboradores cuidando de 2,5 milhões de segurados nos ramos de automóveis, residências e empresas, principalmente, o que a torna a 4ª maior seguradora Auto, 6ª maior em residência e a 10ª maior seguradora em empresarial, com base nos dados de mercado sobre prêmios diretos emitidos em 2018, consolidados por grupo segurador. A HDI conta com 49 filiais, 18 escritórios e 46 unidades de atendimento a sinistro, os HDI Bate-Prontos.

Na foto: Denise Ciavatta

Fonte: Ketchum