Em todas as épocas do ano, precisamos cuidar uns dos outros no trânsito

Nos próximos dias, milhões de brasileiros vão pegar a estrada para passar o Natal em família ou celebrar o Ano Novo com amigos e parentes. É tempo de alegria, de compartilhar, abraços fortes e desejos de felicidade. É também época de renovar promessas e estabelecer novos objetivos.

Dentro desse pacote de resoluções do Ano Novo, é importante que os brasileiros incluam respeitar as normas de trânsito, seja como pedestres, motoristas ou passageiros. Esse compromisso é pelo bem comum, tão esquecido na correria do mundo moderno.

Para entender o tamanho da nossa missão, basta pensar quantas pessoas vão passar o Natal longe dos seus entes queridos ou lembrar deste ano como o ano da ausência em função de um acidente que levou um ente querido. Para quem perde um filho, pai, irmão, esposa, mãe para a violência no trânsito, as festas de fim de ano são muitas vezes um momento de dor que vai na contramão da felicidade contagiante de tantos que os cercam.

Neste período, quando observamos um acidente grave na estrada, sabemos que tem gente esperando pelas vítimas que não vão chegar para aquele abraço apertado de Natal ou que estarão ausentes da festa de final de ano. Os que ficam esperando por quem não chega, não fazem parte das estatísticas, mas também são vítimas: são sequelados da dor, mutilados de coração.

Quando entendermos que todos que compartilham as ruas e estradas conosco são únicos e essenciais para alguém, com certeza podemos abrir mão das leis de trânsito, porque teremos a certeza que todos irão conviver pacificamente nas avenidas e rodovias.

Que cada quilômetro percorrido neste final de ano e em todos os outros, seja um trajeto feito de felicidade, animação e, principalmente, respeito ao próximo.

Gostou do artigo? Clique aqui para conhecer o site do SOS Estradas, um programa que visa reduzir os acidentes e aumentar a segurança nas rodovias.

Por Rodolfo Rizzotto, Coordenador do SOS Estradas

Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito