Especialista sugere venda de seguros pelo celular

Disposta a solucionar alguns problemas identificados pelos seguradores para iniciar a venda de microsseguros, como custos operacionais elevados e risco de descontinuidade no pagamento de prêmios, a Vayon Insurance Solution Provider, empresa especializada no fornecimento de soluções de tecnologia às seguradoras, desenvolveu uma solução para captação e cobrança nessa modalidade. Ou seja, a partir do celular em nome do segurado, toda a operação de compra do microsseguro poderá ser realizada, por meio do envio de um simples torpedo (SMS). A captação se dará pelo aparelho celular do segurado. Isto é, o usuário de um aparelho celular envia uma mensagem de texto para a seguradora, que, em parceria com uma empresa de telefonia móvel, passa a ter acesso a informações do usuário. A partir daí, inicia-se o processo de aceitação do microsseguro propriamente dito, que poderá ser contratado automaticamente ou ser desviado para o call center da seguradora, para obtenção de informações adicionais do segurado ou prestar-lhe esclarecimento sobre o produto, explicou o diretor de Operações da Vayon, Wladimir Chinchio. A cobrança, no caso de linha pós-paga, se dará via conta telefônica do proprietário da linha ou pelo débito de créditos para usuários de pré-pago. Se o futuro segurado preferir, a cobrança do microsseguro poderá ser feita na conta de luz ou de água. Trata-se de uma tecnologia que tem como objetivo reduzir os custos para viabilizar o microsseguro, utilizando canais de distribuição e cobrança de baixo custo, como celular, internet e PDA, comentou o especialista. Ele lembrou que o custo operacional elevado é justamente uma das preocupações do mercado, porque os prêmios de microsseguros precisam ser acessíveis à população de baixa renda. No microsseguro, os prêmios individuais são necessariamente pequenos e compensados através da ampliação de clientes da carteira. Só que, com isto, aumenta-se o custo operacional, já que é preciso gerenciar contratos de uma grande quantidade de segurados. Então, a saída é recorrer a canais alternativos de distribuição, disse ele, para quem os prêmios de microsseguros deverão ser, no máximo, de R$ 10 por mês. Outro problema é a administração e controle da carteira. Um dos grandes desafios no microsseguro é realizar a administração e controle dos segurados, já que o negócio só é viável se houver uma quantidade grande de apólices. Deve-se ter em mente que não é possível simplesmente aplicar o modelo de negócio do seguro tradicional. É preciso realizar adaptações para comportar as peculiaridades dos segurados, contou Wladimir Chinchio. Em relação ao método de arrecadação de prêmio, ele considera talvez este o ponto mais delicado de todos, já que as pessoas da baixa renda ganham pouco e, com alguma frequência, atrasam o pagamento de algumas contas. Para viabilidade do microsseguro, disse ele, é preciso que a coleta de prêmio seja eficaz, para evitar -se o calote, e flexível, para permitir o pagamento conforme as possibilidades do segurado. Fonte: Jornal do Commercio