Estudo aponta que quem anda de bicicleta é mais feliz

O tipo de transporte que escolhemos no nosso dia a dia afeta o nosso bom humor? Qual a influência que andar de carro, ônibus, metrô ou bicicleta pode ter em nosso bem estar? Um estudo divulgado por pesquisadores da Clemson University, nos EUA, se propôs a analisar essa relação e comprovou: pessoas que usam a bicicleta nos seus deslocamentos diários são geralmente mais felizes do que aqueles que dirigem carro ou utilizam transporte de massa.

“Nossos resultados sugerem que o uso da bicicleta pode ter benefícios além daqueles associados à saúde e mobilidade normalmente citados”, dizem os autores. “Valorizar a experiência emocional no trânsito pode ser tão importante quanto melhorar os recursos de serviços tradicionais, como rodovias e tempo de viagem”, acrescentam.

O estudo ainda fornece informações sobre formas de melhorar os serviços de transporte existentes e de que forma os investimentos em mobilidade podem trazer resultados mais positivos. De acordo com a publicação, passageiros de carro vêm logo atrás dos ciclistas no quesito “felicidade” e condutores de automóveis ficam em terceiro lugar.

Os menos felizes da lista são pilotos e passageiros de ônibus e os autores explicam que isso tem a ver com o trajeto mais longo e menos confortável e, muitas vezes, pelos congestionamentos.

Que tal então uma pedalada com segurança? Independente do destino, estaremos mais felizes. Além disso, nosso planeta agradece!

Fonte: DPVAT