Estudo mapeará presença da mulher no setor

Está em fase de planejamento pesquisa sobre a participação da mulher na indústria nacional de seguros. O trabalho, intitulado “Mulheres no Mercado Segurador Brasileiro”, será elaborado pela consultoria Rating de Seguros.

O objetivo é fazer um amplo levantamento da presença da mulher no setor avaliando os mais diversos aspectos, como produtos específicos para esse público, a mulher como consumidora de seguros, a profissional securitária e a profissional corretora de seguros.

“Já há algum tempo, as mulheres vêm ampliando significativamente sua participação em nosso mercado, que, historicamente, tem predominância masculina. Hoje sabemos que essa contribuição é expressiva e entendemos que chegou o momento de quantificá-la”, comenta o presidente da Escola, Robert Bittar.

A diretora de Ensino Técnico da instituição, Maria Helena Monteiro, está participando desta primeira etapa do trabalho e acompanhará de perto o andamento da pesquisa. Ela é entusiasta do tema e encorajadora do protagonismo feminino. “Já palestrei em vários congressos de corretores de seguros por todo o País e, desde que cheguei à Escola, promovo um ciclo no mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher”, explica. Em 2013, a palestra “Independência Feminina & Educação Financeira” foi assistida por cerca de 1.000 profissionais, de 16 cidades.

“Acredito que essa pesquisa nos ajudará a entender, de forma científica, estatísticas que ainda apontam um desequilíbrio entre a participação de homens e mulheres no nosso mercado”, salienta Maria Helena, que possui mais de 40 anos de experiência em cargos executivos, no Brasil e no exterior.

Previsto para começar no segundo semestre desse ano, o estudo será coordenado pela Escola e contará com o apoio da CNseg e da Fenacor. 

Fonte: Escola Nacional de Seguros