Fenabrave eleva projeção de venda de carros novos para 8,6% no ano

A Fenabrave, a associação das concessionárias de veículos, elevou sua projeção de crescimento das vendas de carros novos neste ano no Brasil, de alta de 5,2% para 8,6%. Apenas para carros e comerciais leves, a projeção para 2011 é agora de alta de 5,9%, para 3,52 milhões de unidades. Antes, a previsão para essas duas categorias era de avanço de 4,2% no ano. Entre os motivos para o melhor resultado, estão os dissídios salariais do segundo semestre, que incluem metalúrgicos e bancários, além de uma desaceleração da inflação e o desempenho "muito bom" do setor no primeiro semestre, afirmou o presidente da associação, Sergio Reze.

A maior revisão nas projeções da entidade ocorre no segmento de motocicletas, cuja expectativa de alta nas vendas foi elevada de 6,1% para 12,1%, pulando para 2,02 milhões de unidades. No segmento de caminhões, a alta prevista é de 17,7% em 2011, ante estimativa anterior de aumento de 15,2%, para 185,5 mil unidades. Segundo a diretora da MB Associados, Tereza Fernandez, "o Brasil vive uma situação de pleno emprego e o cenário ainda é de crescimento".

No acumulado do ano até junho, as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos subiram 10% sobre um ano antes, para 1,74 milhão de unidades, número recorde para o período.

Fonte: Portal Viver Seguro