Fenacor torna-se Autoridade Certificadora

A Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) foi homologada pelo Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI) como Autoridade Certificadora (AC) subordinada à estrutura de certificação da Serasa, e torna-se a primeira AC com amplitude nacional para o mercado segurador. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 13 de outubro. A Fenacor havia solicitado seu credenciamento em junho deste ano. Segundo comunicado da Serasa, a homologação da Fenacor como Autoridade Certificadora representa o ingresso efetivo do segmento de corretores de seguros no contexto da certificação digital, por meio de seus 25 sindicatos filiados em todo o país. Cada sindicato filiado (Sincor) poderá se tornar uma Autoridade de Registro (AR) vinculada à Fenacor. Os corretores de seguros poderão ter sua carteira de identificação emitida no cartão normal ou em um cartão smart card, com certificado digital."A certificação digital tornou-se um recurso indispensável para o incremento e a ampliação dos negócios e do comércio eletrônicos", afirma o superintendente de Operações de Telemática da Serasa, Dorival Dourado. Entre as possibilidades de utilização dos Certificados Digitais, destacam-se a assinatura digital e com validade jurídica de qualquer tipo de documento; a proteção de dados confidenciais da empresa; a redução de custos e fluxo de papéis; o aumento da segurança no acesso de redes; a otimização de prazos e o relacionamento da cadeia produtiva; o acesso ao Serviço Interativo de Atendimento Virtual; a proteção e identificação de websites corporativos. (Fenaseg)