Fenaprevi: Captação da previdência privada cresce 30,43% em maio

O setor de previdência complementar captou R$ 2,254 bilhões em maio de 2007, o que representou um novo recorde, excluindo os meses de dezembro, quando o setor capta acima do previsto devido ao pagamento do 13º salário e às campanhas veiculadas pelas seguradoras. O desempenho representou uma alta de 30,43% na comparação com maio de 2006, quando foi captado R$ 1,728 bilhão. Os dados são da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), entidade que sucedeu a Anapp e que conta com 93 associados. Segundo o boletim, a expansão foi impulsionada pelo VGBL, que cresceu 46,37%, passando de R$ 1,130 bilhão, em maio de 2006, para R$ 1,654 bilhão, em maio de 2007.  O VGBL é o produto indicado para o investidor que não declara imposto pelo modelo completo. Já o PGBL teve uma captação de R$ 338 milhões, o que representa uma queda de 17,61% em relação a maio de 2006, quando o volume de novas contribuições chegou a R$ 410,2 milhões. O PGBL é ideal para quem declara imposto de renda, uma vez que permite deduzir até 12% do montante a ser pago à Receita Federal.Porém, mais uma vez o destaque do mês ficou por conta dos planos tradicionais. Eles  garantem rendimento do IGPM mais taxa de juros de 6%, mas que praticamente não são mais comercializados pelas seguradoras. A captação dessa modalidade, segundo a Fenaprevi, cresceu 40,58% entre maio de 2006 e maio de 2007, passando de R$ 185 milhões para R$ 260,1 milhões no período. Os outros produtos de previdência (FAPI, PGRP e VGRP) captaram R$ 1,832 milhão (queda de 36,96% na comparação com maio de 2006, quando foram captados R$ 2,906 milhão). Em relação à participação no volume de contribuições por tipo de plano, o VGBL lidera o ranking, com 73,39% do total, seguido pelo PGBL, com 14,99% do total, seguindo por planos tradicionais, com 11,54% do total de novas contribuições. Planos para menores cresceram 92,58% em maioOs dados da Fenaprevi mostram que em maio, os planos para menores registraram o melhor desempenho do período, com crescimento de 92,58%, consolidando captação de R$ 137,63 milhões contra captação de R$ 71,467 milhões registrada em maio de 2006. Os planos individuais captaram, por sua vez, R$ 1,814 bilhão em maio deste ano contra R$ 1,403 bilhão no mesmo mês de 2006, com alta de 29,25%. Os planos corporativos  tiveram alta de 19,45% na captação no período. Em maio de 2007, o volume de novos depósitos nessa categoria somou R$ 302,6 milhões, contra volume de R$ 253,3 milhões registrado no mesmo mês de 2006. Os planos individuais confirmaram a maior fatia de participação na captação dos recursos de previdência, com 80,47% do total. Os planos empresariais contribuíram com 13,42% do total de captação, enquanto aqueles destinados a menores de idade perfizeram 6,10% do total captado durante maio de 2007. (Fenaseg)