Fenaprevi: Reservas chegam a R$ 99,487 bilhões até fevereiro de 2007

As reservas técnicas do setor de previdência complementar – recursos acumulados pelos participantes do sistema de previdência complementar – chegaram a R$ 99,487 bilhões até fevereiro de 2007, um crescimento de 24,78% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando esse indicador atingiu R$ 79,7 bilhões. O dado é acumulado desde o início da série. Os números são de balanço da Fenaprevi (Federação Nacional da Previdência Privada e Vida) - instituição que sucedeu a Anapp e reúne 83 companhias do segmento de previdência privada e seguros de vida.   No primeiro bimestre de 2007,  a captação de VGBL cresceu 30,88%, passando de R$ 1,940 bilhão até fevereiro de 2006 para R$ 2,53 bilhões. O VGBL é o produto indicado para o investidor que não declara imposto pelo modelo completo. O PGBL – produto ideal para quem declara imposto de renda, uma vez que permite deduzir até 12% do montante a ser pago à Receita federal - captou R$ 738,70 milhões, o que representa uma variação positiva de 13,26% em relação ao acumulado até fevereiro de 2006, quando atingiu a marca de R$ 652,22 milhões. Já a  captação dos planos tradicionais cresceu 13,22% no período, alcançado a marca de R$ 575,26 milhões até fevereiro de 2007, contra R$ 508,10 milhões captados no mesmo período de 2006. Os outros produtos de previdência (FAPI, PGRP e VGRP) captaram R$ 1,64 milhões (queda de 61,51% na comparação com o acumulado até fevereiro de 2006). Em relação à participação no volume de contribuições por tipo de plano, o VGBL lidera o ranking, com 65,88% do total, seguido pelo PGBL, com 19,16% do total, seguindo por planos tradicionais, com 14,92% do total de novas contribuições. Os outros planos tiveram participação de 0,04%. Os dados da Fenaprevi mostram que, até fevereiro, os planos para menores cresceram 55,69%, consolidando captação de R$ 171,64 milhões, contra R$ 110,24 milhões auferidos até fevereiro de 2006. Os planos corporativos captaram, por sua vez, R$ 769,444 milhões até fevereiro deste ano contra R$ 545,78 milhões até fevereiro de 2006, com alta de 40,98%. Os planos individuais também tiveram um bom desempenho no período, com alta de 18,99% na captação. Até fevereiro de 2007, o volume de novos depósitos nessa categoria somou R$ 2,91 milhões, contra R$ 2,45 bilhões registrados até fevereiro de 2006.Os planos individuais confirmaram a maior fatia de participação na captação dos recursos de previdência, com 75,59% do total. Os planos empresariais contribuíram com 19,96% do total de captação, enquanto aqueles destinados a menores de idade perfizeram 4,45% do total captado até fevereiro de 2007. Investimentos - A carteira de investimentos - que inclui as reservas técnicas, as reservas livres, o capital de seguradoras e outros valores - do mercado de previdência complementar cresceu 24,67% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com isso, a carteira do setor acumulou R$ 105,1 bilhões enquanto, em fevereiro de 2006, o valor verificado era de R$ 84,3 bilhões. Os dados são acumulados desde o início da série.Segundo a Fenaprevi, a carteira de investimentos em previdência ficou dividida na seguinte forma: planos tradicionais, com 31,32% do total; VGBL, 41,27% do total e PGBL, 26,92%. Os outros produtos somaram 0,49% do total da carteira de previdência. (Fenaseg)