Fiscalização com câmeras flagra 301 infrações em Blumenau no primeiro mês

A Fiscalização de trânsito feita com auxílio das câmeras de vídeo-monitoramento completou um mês em Blumenau ontem. As 90 câmeras distribuídas entre as principais ruas da cidade ajudam na observação de situações que colocam em risco a segurança e fluidez do trânsito, como parada em cruzamento, faixa de pedestre, fila dupla, ciclo faixa, local proibido, entre outras irregularidades. Até as 12h de ontem a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) havia registrado 301 infrações por meio da tecnologia.

As cinco infrações registradas com maior frequência foram: estacionar em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização (51), conversão em local proibido (42), parar sobre a faixa de pedestres (42), estacionar em ponto de ônibus (24) e transitar com o veículo em calçadas/passeio (21). Juntas, elas somam 180 das 301 irregularidades identificadas pela GMT.

Para o presidente do SETERB, Marcelo Schrubbe, a análise dos números é positiva. Ele entende que o objetivo da ação está sendo cumprido, tornando o trânsito mais ágil e seguro. “A principal mudança que se tem é o comportamento das pessoas. Quase ninguém mais fecha cruzamento. Isso mostra que as pessoas conhecem a lei e sabem o que não podem fazer. Com a presença do guarda não fazem. Com as câmeras fica no imaginário da pessoa a presença do guarda, através das câmeras por isso evitam. A média é de menos de 10 infrações registradas por dia. É pouco se levar em consideração de temos 90 câmeras” Avalia Schrubbe.

Márcia Pontes considera a fiscalização por vídeo-monitoramento muito importante. Quanto aos números diz que chama atenção o grande número de infrações relacionadas a conversões e estacionamentos irregulares. “Fiscalizar estacionamento é importante, mas enquanto ele está parado não oferece risco. Nesse mesmo tempo tem uma série de infrações que expõem as demais pessoas no trânsito, como a falta do uso de seta e a troca de pista em faixa contínua, que não teve nenhum registro. Nesses pontos, as câmeras são importantes, ajuda a coibir colisões. É preciso voltar as câmeras para os veículos em movimento” pondera a especialista.

O presidente da autarquia entende ainda que há a necessidade de trabalhar mais a divulgação do uso do equipamento, e impactar ainda mais na mudança dos hábitos dos motoristas. “O que precisamos é não deixar cair no esquecimento. A gente não quer multar, queremos mudar os hábitos. Vamos manter campanhas de publicidade e conscientização para que os motoristas fiquem atentos, saibam do sistema de vídeo-monitoramento.

Como funciona a fiscalização

O sistema funciona 24 horas por dia, com um profissional da GMT atuando por turno. Ele monitora 90 câmeras em busca de infrações que influenciam na agilidade e segurança do trânsito no perímetro urbano. Flagrada a irregularidade a notificação é emitida. Todas as notificações têm imagem anexada ao documento para comprovar a infração.

Os números

Confira o balanço das infrações registradas no primeiro mês de fiscalização:

Fonte: Matéria veiculada no jornal NSC Santa em 05/04/2019, Ano 48, nº 14.675