Fiscalização de olho em quem só reduz a velocidade quando passa por radares

Você respeita os limites de velocidade das estradas? Ou costuma andar acima e diminui quando vê um radar? No Rio Grande do Sul, a Polícia Rodoviária Federal montou um esquema para coibir a tática dos motoristas de reduzir a marcha só para passar pela fiscalização. A chamada Operação Hermes — uma referência ao deus mensageiro grego, símbolo da velocidade — reuniu dois radares em sequência em rodovias federais gaúchas para flagrar quem acelerar depois de passar pelo primeiro equipamento.

De acordo com notícia publicada no portal Zero Hora, a decisão da PRF foi baseada em números preocupantes. Comparando o número de acidentes no primeiro semestre de 2013 com o mesmo período deste ano, os agentes perceberamum aumento de 5%, mas, também o crescimento de 10% de periculosidade dos sinistros. Ou seja, os acidentes estão mais graves, com um número maior de vítimas fatais – foram 233 mortes no primeiro semestre de 2013 contra 258 entre janeiro e junho de 2014.

Se a operação fosse implantada em território nacional, muitos motoristas “espertinhos” seriam flagrados acelerando após passar por radares e, consequentemente, multados. Fica então a dica: andar em alta velocidade é um dos principais agravantes dos acidentes. Independente de fiscalização ou multa, é sua responsabilidade garantir a sua segurança e dos demais usuários da via.

Fonte: Equipe DPVAT