Florianópolis terá totem do Movimento Chega de Acidentes

Mais uma capital brasileira receberá o totem eletrônico que estima o número de vítimas de acidentes de trânsito

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o grande número de fatalidades no trânsito, e a emergência da criação e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária no Brasil, o movimento Chega de Acidentes iniciou, em maio de 2011, a instalação de totens pelas capitais brasileiras com contadores que estimam o número de vítimas de acidentes de trânsito. Após Goiânia, Manaus, Curitiba, Recife e Porto Alegre, o projeto segue, com a inauguração do totem em Florianópolis no dia 15 de fevereiro, às 19h, em frente à Associação Catarinense de Medicina, às margens da rodovia SC 401, Km 4, nº 3854, Saco Grande.

O número de vítimas e mortes no trânsito brasileiro é assustador. Hoje ocorrem cerca de 38 mil fatalidades/ano e 120 mil feridos internados/ano, de acordo com o Ministério da Saúde. As instalações dos totens fazem parte das ações do Movimento Chega de Acidentes, em linha com a Década de Ações para a Segurança Viária, instaurada pela ONU, que teve início oficial em 11 de maio de 2011. O Movimento Chega de Acidentes foi criado em 2009, pela ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito), ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), e CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária). A Seguradora Líder DPVAT, responsável pela administração do seguro DPVAT (que indeniza vítimas de acidentes de trânsito no país), além de apoiadora do movimento, ajudou a viabilizar a criação dos totens. “Acreditamos que a divulgação de estatísticas como essas tem a importância de dar conhecimento e alertar as autoridades e a sociedade em geral para a importância do tema”, aponta o diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier.

Local da inauguração:

Florianópolis: Associação Catarinense de Medicina, às margens da rodovia SC 401, Km 4, nº 3854, Saco Grande.

Na ocasião estarão presentes autoridades locais, profissionais da saúde, Almir Fernandes da Costa, diretor de operações do CESVI BRASIL, representando o movimento Chega de Acidentes, e Paulo Luckmann, presidente do Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização de Santa Catarina (Sindseg-SC), representando a Seguradora Líder DPVAT.

Metodologia de contagem dos totens

Nos totens, os contadores estimam o número de vítimas fatais e internações utilizando o período inicial de lançamento do Chega de Acidentes (18/09/09), dados de mortalidade e morbidade (feridos internados) decorrentes de acidentes de transporte terrestre, do Ministério da Saúde, para o ano de 2009.

Movimento Chega de Acidentes

O Chega de Acidentes é um movimento que tem por missão reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade em prol da elaboração e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária, com metas (ambiciosas e factíveis) e prazos de redução de vítimas de acidentes, para obter um trânsito mais seguro no País. O movimento foi criado em 18 de setembro de 2009, e seu comitê organizador é formado pelas entidades: ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito), ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), e CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

No site do movimento um contador virtual estima a evolução da quantidade de vítimas fatais e não fatais no Brasil, e o impacto econômico dos acidentes e suas vítimas. Um abaixo-assinado pela redução da violência no trânsito está disponível no site do Chega de Acidentes, além de mais informações sobre a campanha: www.chegadeacidentes.com.br

Década de Ações para a Segurança Viária

A ONU estabeleceu, durante sua Assembleia Geral, em 2 de março de 2010, a Década de Ações para a Segurança no Trânsito de 2011 a 2020 com a meta de estabilizar e reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo. Na recente resolução adotada, os 192 países membros da ONU solicitam à OMS (Organização Mundial da Saúde), em cooperação com outros parceiros, a elaboração de um plano diretor para guiar as ações nessa área durante os próximos dez anos. E ainda, que cada um desses países estabeleça suas metas nacionais para a redução de acidentes até o final do período correspondente à Década.

De acordo com o Relatório Global da OMS sobre a situação da segurança viária, primeira análise detalhada sobre 178 países que foi publicado em 2009, ferimentos causados por acidentes de trânsito permanecem um problema de saúde pública, principalmente nos países de média e baixa renda.

Segundo a OMS, o número de mortes em consequência de acidentes no trânsito chega a 1,3 milhões ao ano. E se não houver medidas dos governos, a perspectiva é que em 2020 esse número possa aumentar para 2 milhões. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, o Brasil registra por ano cerca de 38 mil vítimas fatais em decorrência da violência no trânsito.

Mais sobre a Década no mundo: http://www.decadeofaction.org/

O CESVI BRASIL

Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos.

Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter em: www.twitter.com/cesvibrasil

Fonte: CQCS / Approach